A Jeep anunciou que o Renegade alcançou neste mês a impressionante marca de 500 mil unidades vendidas no Brasil. Este modelo, lançado em 2015, foi o primeiro veículo nacional da marca e inaugurou a fábrica da Stellantis em Goiana (PE). Em nove anos de vendas, o Renegade se tornou um dos principais SUVs do mercado brasileiro.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Desde a sua inauguração, a fábrica de Goiana passou a produzir outros modelos utilizando a mesma plataforma Small Wide 4×4, incluindo os Jeep Compass e Commander, a Fiat Toro e, mais recentemente, a Ram Rampage. Em 2024, o Renegade continua sendo o modelo mais vendido da Jeep no Brasil, acumulando 23.492 unidades emplacadas no primeiro semestre do ano. No entanto, ele agora ocupa apenas a sexta posição entre os SUVs compactos mais vendidos do país, atrás do VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, VW Nivus e Nissan Kicks.
“Aventura, liberdade, autenticidade e paixão são os pilares da Jeep e o que representa a essência do Renegade. Desde o início da sua comercialização, o modelo conquistou o mercado com todos os seus atributos, garantiu uma performance comercial excelente e chegar agora à marca de 500 mil unidades vendidas é incrível. Tenho total confiança no sucesso do Renegade nos próximos anos e com certeza alcançaremos ainda mais marcos importantes com o modelo”, afirmou Hugo Domingues, vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul.
O Jeep Renegade produzido em Pernambuco é atualmente exportado para 14 países da América Latina, incluindo México, Argentina, Peru, Uruguai, Colômbia, Costa Rica, Panamá, Guatemala e Paraguai. Além disso, o modelo é vendido em mais de 70 mercados, abrangendo países da Europa, América Latina e Ásia Pacífico.
O nome “Renegade” tem uma história rica e significativa para a Jeep, remetendo ao legado da capacidade 4×4 da marca. Surgido em 1970 como uma série especial do Jeep CJ5, o Renegade se destacava como uma versão mais esportiva, equipada com motor V6 e itens voltados para o off-road, como santantônio, rodas mais largas, chassi reforçado e proteções na parte inferior do veículo. Em 1971, foi lançada a versão Renegade II, que acrescentava rodas cromadas e um kit de adesivos exclusivos. Já em 1972, o Renegade tornou-se uma versão de série, equipada com motor 5.0 V8 da American Motor Corporation (AMC), permanecendo em produção até 1983.
Nos anos 90, o nome Renegade foi novamente utilizado, desta vez para o Jeep Wrangler da geração YJ, sob o controle da Chrysler. Este pacote de equipamentos incluía motor 4.0 de seis cilindros em linha, câmbio manual de 5 marchas, rodas mais largas, pneus off-road e outros itens de conforto e design.