Tudo que se relaciona ao motor e às rodas é importante num automóvel, não é mesmo? Por isso decidimos falar sobre a junta homocinética do carro. Abaixo você entende, em detalhes, o que ela é e qual sua importância. Além de algumas dicas práticas. Confira!
Também já detalhamos assuntos afins, como sobre a caixa de direção do carro: sua função e 4 problemas principais. Ou ainda, sobre quais são os 4 tipos de direção veicular. Sem falar em 5 hábitos ao volante que são bem perigosos.
Junta homocinética: origem e funcionamento
Quando falamos de uma peça criada em meados de 1920, pode parecer algo ultrapassado. Mas absolutamente não é o caso das peças mais básicas e indispensáveis de qualquer carro. Como é o caso da junta homocinética.
Na verdade, ela só foi produzida em massa já em 1960. Antes disso sua produção era mais artesanal. Ainda assim, a importância de seu papel se evidencia de cara. Basta considerarmos que ela transmite a força do motor do carro para as quatro rodas.
Obviamente, ela tem um sistema interno capaz de mensurar a força que deve ser empregada. Para isso, ela se comunica com o próprio câmbio do carro. Assim, seu esquema dentado determina uma força maior ou menor a ser aplicada.
De qualquer modo, se não fosse a junta homocinética, o carro simplesmente não sairia do lugar. Na prática, sua localização estratégica está entre os eixos de transmissão (conectados às rodas pelas juntas) e a própria transmissão.
Sendo que a conexão com as juntas das rodas remete às juntas externas. E os eixos, por sua vez, recebem a junta homocinética nas suas duas extremidades. A função, nesse sentido, vai além: também inclui levar estabilidade e constância ao veículo.
Cuidados e revisões
Como ficou claro, sem esse dispositivo o carro ficaria imóvel. Ou seja, não seria possível transmitir a força gerada pelo motor para os eixos de transmissão e adiante. Lembrando que isso independe, naturalmente, da direção em que as rodas se movem.
De qualquer modo, é sempre importante falar da revisão do conjunto ligado à junta homocinética. Geralmente essa informação consta no próprio manual do carro. Mas também há indícios que podem apontar emergência em revisar.
O principal são ruídos vindos da altura dos eixos de transmissão. Seja na hora que o carro faz curvas, ou ao manobrar o veículo durante uma marcha a ré. Porém, também há casos em que o ruído ocorre mesmo com o automóvel em linha reta.
A causa pode variar muito. Às vezes o problema se encontra nos rolamentos das esferas da junta fixa, na lateral das rodas. Mas também pode ser desgaste excessivo na junta deslizante, perto do câmbio. Ou apenas graxa com sujeira, causando atrito.
Por isso, é sempre importante evitar buracos e sobrecargas. Sem falar em vias acidentadas e má condução, como ao pegar lombadas ou fazer manobras com esterçamento forçado. Por fim, toda homocinética deve ser revisada a cada 10 mil km rodados.