Não é só o brasileiro que é apaixonado por Kombi. Um exemplar raríssimo do célebre carro da Volkswagen, modificado por um austríaco em 1962, foi restaurado e voltou à vida em estado impecável.
O mais incrível é que a restauração foi feita pela própria divisão de Veículos Clássicos da Volkswagen. Agora, a história está rodando o mundo todo, mas ela é maior do que parece. Acompanhe!
História da Kombi Fox
Tudo começou em 1962, quando o mecânico austríaco Kurt Kretzner desenvolveu sua Kombi “Half-Track Fox”. As alterações consistiam na inclusão de dois eixos e de lagartas como as usadas em tanques de guerra.
O projeto de Kretzner tinha como ideal dominar a paisagem desafiadora dos Alpes, e tudo indica que seu desenvolvimento tenha demorado mais de quatro anos.
A ideia era que o carro enfrentasse qualquer terreno da região, podendo vir a ser usado por caçadores, guardiões de cabanas da montanha e até operários de teleféricos, oleodutos e afins.
Em meio a algumas lendas urbanas, consta que teriam sido feitas duas Kombis Fox. Porém, só uma delas é famosa, que é essa do exemplar agora restaurado pela VW.
Um dos registros mais antigos de sua aparição data de 1985, em Viena. Já no início dos anos 1990 o carro tinha sido comprado por um museu da Porsche, no mesmo país. Depois foi vendido a um grupo que prometia restaurá-lo, mas nunca o fez.
Detalhes da restauração
Desde 2018 o veículo se juntou à coleção da VW e entrou no processo de restauração, concluído em fevereiro de 2022. Os mecânicos fizeram várias mudanças, mas mantiveram o espírito da proposta de Kretzner, e junto seus principais traços.
A começar pela cor, que depois de remoção da pintura, reparos na carroceria e tratamento contra ferrugem, voltou ao seu laranja original. Já o interior foi totalmente revisado.
O motor e a transmissão, por sua vez, foram apenas reconstituídos. Por isso, o que temos é uma unidade Boxer de fábrica, de apenas 1.2 litro e não mais que 34 cv.
A engenhosidade de Kretzner permaneceu também nos quatro eixos, sendo dois dianteiros com pneus duplos e direcionais, e dois traseiros motrizes, ligados por trilhos.
Por fim, a tração é traseira e todas as rodas do conjunto contam com freios.