A Renault tomou uma medida estratégica ao reduzir o preço do Renault Kwid E-Tech em R$ 10.000, fixando-o agora em R$ 139.990. Esta decisão surge em meio à intensificação da competição no segmento de carros elétricos de entrada no Brasil, após o lançamento do BYD Dolphin no final de junho.
O Kwid E-Tech, o carro elétrico mais barato da Renault, agora se torna ainda mais atrativo em termos de preço, ficando abaixo do valor de lançamento em 2022, que era de R$ 142.990.
Com um peso de 977 kg, o Kwid E-Tech é ágil no trânsito urbano, indo de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos e chegando à máxima de 130 km/h, segundo os dados oficiais.
A versão brasileira do veículo conta com um motor elétrico de 48 kW (65 cv) de potência, superando os 33 kW (45 cv) do modelo equivalente Dacia Spring, comercializado na Europa.
O Kwid elétrico possui uma bateria de íon-lítio de 27 kWh, o que lhe confere uma autonomia de 185 km de acordo com o padrão Inmetro. Já pelo ciclo WLTP, essa autonomia aumenta para 265 km em ciclo combinado.
O processo de recarga pode ser feito de algumas formas. Numa tomada residencial, a bateria pode ser recarregada de 0 a 100% em 9 horas, ideal para a recarga durante a noite. Em uma estação de carregamento rápido, 40 minutos são suficientes para atingir o mesmo alcance. Utilizando um carregador Wallbox de 7 kW, são necessárias 2 horas e 50 minutos para ir de 15% a 80% de carga.
Apesar da redução de preço, o Kwid E-Tech continuará enfrentando a concorrência de modelos como o JAC e-JS1 (R$ 139.900) e Caoa Chery iCar (R$ 119.990). O chinês BYD Dolphin (R$ 149.800), com um porte maior, plataforma dedicada e uma lista mais extensa de equipamentos e tecnologia, também permanecerá como um competidor desafiador.