O Renault Captur 2022 chega com o design externo renovado, melhorias no interior e o novo motor turbo TCe (Turbo Control Effiency) 1.3 flex com 170 cavalos de potência máxima, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. O Renault Captur 2022 está disponível em três versões, todas com motor turbo e câmbio CVT.
Versões e Preços do Renault Captur 2022
Versão | Preço | Equipamentos |
Zen 1.3T Xtronic | R$128.590 | Ar-condicionado manual, retrovisores com regulagem e rebatimento elétricos, piloto automático, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos nas quatro portas, chave presencial, central multimídia de 8”, 4 airbags, repetidores de seta nos retrovisores, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, controles de tração e estabilidade, DRL em LED, sensor de pressão dos pneus, rodas de liga-leve R17 e sistema start-stop. |
Intense 1.3T Xtronic | R$133.690 | Adiciona ar-condicionado automático, faróis de neblina com função Cornering Light, sensor de chuva e crepuscular, duas saídas USB traseiras e função “Follow me home” nos faróis. |
Iconic 1.3T Xtronic | R$141.790 | Intense + faróis full LED, sensor de ponto cego, sistema Multiview com 4 câmeras, partida remota e revestimento interno premium. |
Design
O Renault Captur 2022 teve seu design reestilizado, com atualizações pontuais de meia vida. A nova grade dianteira, com desenho fluido e no conhecido formato de “C”, ficou maior e ganhou detalhe cromado. O novo para-choque é mais envolvente e traz apliques prateados, a luz de circulação diurna DRL em LED em formato de “C”, que emoldura os faróis de neblina LED. Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha, com até 75% de melhoria visual.
Na lateral, há um grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada. O SUV chama atenção pelas linhas fluidas e lateral esculpida, além dos músculos formados pela carroceria acima do para-lama traseiro. As rodas de 17’’, disponíveis com dois desenhos e dois tipos de acabamento, de acordo com a versão, integram o conjunto.
A traseira traz LEDs na identidade visual das lanternas, ponteira do escapamento cromada e agora onde está o nome Captur passa a ser na mesma cor da carroceria. E a sigla TCe (do inglês Turbo Control Efficiency), em alusão ao motor turbo 1.3 flex, está estampada na tampa do porta-malas.
A pintura em bi tom é outro elemento de design importante. São oferecidas oito combinações de cores, incluindo seis combinações em bíton. O teto do Captur pode ser preto ou prata. A carroceria ganhou duas novas cores: bronze Sable e azul Iron, que se somam às cores branco Glacier, vermelho Fogo, prata Etoile e cinza Cassiopée.
Mecânica
O novo motor turbo TCe 1.3 flex do Captur foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler (Mercedes-Benz), tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.
O TCe 1.3 flex é um motor global, que equipa modelos em diversos países. Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Esse motor tem potência máxima que varia de 162 cv com gasolina a 170 cv com etanol entre 5.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 27,5 kgfm entre 1.600 rpm a 3.750 rpm.
O propulsor turbo TCe 1.3 flex traz ainda tecnologias como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.
O câmbio é sempre o automático CVT XTRONIC, que recebeu atualizações para um melhor funcionamento. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula a troca de marchas no modo automático, e oito marchas no modo de trocas manuais.
Entre as novidades do câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas estão: faixa de atuação do lock-up ampliada, reduzindo a sensação de deslizamento nas arrancadas; bomba de óleo de dimensões reduzidas e cárter com menor volume; válvula de controle hidráulico de maior precisão; corrente de menor largura, ampliando a relação de transmissão para acelerações mais vigorosas e menores rotações do motor em velocidades de cruzeiro; e novo óleo de baixa viscosidade, gerando menos atrito e um consumo de combustível menor.
Desempenho
O desempenho do Renault Captur melhorou muito em relação ao modelo anterior que utilizava motor 1.6 aspirado. Agora a aceleração de 0-100 km/h é feita em apenas 9,2 segundos com etanol (9,5 segundos com gasolina). A velocidade máxima do modelo é de 190 km/h.
O conjunto de motor e câmbio do Captur garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 12 km/l e na cidade de 11,1 km/l. Com etanol, o consumo é de 8,3 km/l no percurso rodoviário e 7,5 km/l no urbano.
Dinâmica
O Renault Captur continua com uma mobilidade muito boa. Os ângulos para superar os obstáculos são bons, sendo 19° de entrada, 30° de saída e 25° de transposição. A altura livre do solo é de 212 mm. Esses números estão entre os melhores do segmento e fazem o Captur superar os obstáculos urbanos mais difíceis sem dificuldades. Os pneus de medidas 215/65 R17 também colaboram para o conforto por conta do maior perfil de borracha que ajuda na absorção das imperfeições do piso.
A nova direção elétrica traz mais conforto para o uso urbano e firmeza e precisão para o uso em estradas. Com a melhoria, o número de voltas de um extremo ao outro do volante reduziu de 3,3 para 3,0 e o esforço de manobra diminuiu 35% em relação ao modelo anterior.
A suspensão do Captur é bem macia, aliás está entre as mais macias do segmento, garantindo um bom conforto e rodar suave.
Conforto interior
O interior foi bastante trabalhado no modelo 2022. Agora o modelo utiliza mais materiais suaves ao toque, melhorando o patamar de percepção de qualidade. A versão topo de linha ganhou ainda a opção bi tom no interior com a combinação da cor marrom, dando um toque a mais de requinte ao veículo. O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar.
O Captur tem um dos melhores espaços internos da categoria dos SUVs compactos, graças aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos. Mesmo no banco traseiro, é possível acomodar três adultos com relativo conforto. O porta-malas tem capacidade para 437 litros, o maior desta categoria.
Além da regulagem de altura do volante, o novo Captur passa a vir com regulagem de profundidade, facilitando encontrar a melhor posição de dirigir, e melhorando o conforto.
Outro item que favorece o conforto é a possibilidade de ligar o motor do carro à distância (na versão topo de linha). Com isso, em dias quentes, por exemplo, que o carro está estacionado no sol, o motorista pode ligar o carro remotamente para que o ar-condicionado já funcione e deixe o interior do veículo em uma temperatura agradável.
Equipamentos
O Renault Captur 2022 está disponível em três versões, todas equipadas com o motor 1.3 turbo e câmbio automático CVT. A primeira é a versão Zen que traz como itens de série central multimídia de 8” com integração Android Auto e Apple Carplay, volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura, 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais), câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, controle eletrônico de estabilidade, luzes de circulação diurna (DRL) em LED, sensor de pressão dos pneus, chave presencial com partida por botão, regulador e limitador de velocidade, e rodas de 17 polegadas. Opcionalmente essa versão pode ter a pintura bi tom.
A versão intermediária Intense acrescenta sobre a versão Zen ar-condicionado automático, luzes de neblina em LED com função “cornering”, sensor crepuscular, sensor de chuva, duas saídas USB para o banco traseiro, função “Follow me home” nos faróis. Opcionalmente pode ter a pintura bi tom e revestimento interno premium.
A versão topo de linha Iconic acrescenta faróis com tecnologia full LED, sensor de ponto cego, sistema de câmeras Multiview (com quatro câmeras), sistema de partida remota do motor e revestimento interno premium. Opcionalmente pode ter a pintura bi tom, e o sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital
Painel e multimídia
A nova central multimídia EasyLink traz mais tecnologia e conectividade. Essa é a mesma central multimídia já conhecida do Renault Duster. Com uma tela capacitiva de 8’’, a central possui layout personalizável e oferece integração por meio do Android Auto e Apple CarPlay.
O sistema possui opções de personalização para adaptar a tela ao gosto de cada cliente. O EasyLink permite o cadastro de até cinco perfis, que podem personalizar funções sem interferir nos outros perfis cadastrados. Pelo sistema é possível: escolher um nome e uma foto de capa; definir um layout personalizado da tela; salvar suas preferências de configuração de som e rádio; salvar até nove estações de rádio na memória do sistema; habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave; personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo; personalizar o som das teclas.
Outra novidade é a possibilidade de parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo, o que garante maior comodidade aos ocupantes do veículo.
Outra novidade do Captur 2022 é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pela central multimídia para obter uma visão de todas as direções do veículo.
Segurança
Na lista de equipamentos de segurança do Captur 2022 estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.
O Captur 2022 também traz alerta de baixa pressão dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressão está baixa. Outros alertas luminosos são o sensor de ponto cego, que indica quando um veículo ao lado se aproxima, mas está fora do campo de visão do motorista, avisando o condutor por meio de uma luz nos retrovisores externos.
Outros equipamentos que também podem ser considerados como de segurança, são o acendimento automático dos faróis através do sensor crepuscular, a ativação automática dos limpadores de pára-brisa, e trancamento automático do carro ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).
Conclusão
O Renault Captur 2022 resolveu o principal problema que o modelo tinha, que era o baixo desempenho por conta do antigo motor 1.6 aspirado. Agora com o novo motor 1.3 turbo o Captur está entre os modelos com melhor desempenho da categoria de SUVs compactos. O modelo também se destaca pelo bom espaço interno para os ocupantes e porta-malas. Com as mudanças o Captur passa a ser uma opção relevante aos líderes de venda da categoria.
Agora, se você conhecer outras opções de SUVs compactos, confira nossa lista dos 10 SUVs mais baratos do mercado.