Versões | Preço |
Volkswagen Taos Comfortline | R$ 166.190 |
Volkswagen Taos Highline | R$ 194.890 |
A Volkswagen apresentou o tão esperado SUV médio Taos. O modelo chegará no final de junho já como linha 2022. E tem como meta roubar vendas do Jeep Compass, líder da categoria, e do recém-lançado Toyota Corolla Cross.
Fabricado no complexo industrial de Pacheco, na Argentina, o Taos desembarca nas concessionárias de todo o Brasil em duas versões: Comfortline e Highline, ambas equipadas com motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas.
Desta maneira, a Volkswagen reforça a estratégia de oferecer gamas mais enxutas, tornando o processo de compra mais simples e fácil. O Taos fica posicionado na linha Volkswagen acima do T-Cross e abaixo do Tiguan.
Design do Volkswagen Taos
Suas dimensões são proporcionais, com distância entre os eixos longa e balanços dianteiro e traseiro, curtos. Destaque para a coluna A, com um desenho extremamente ‘rápido’ e trazendo um porte mais robusto.
Na dianteira, os faróis full-LED e o sistema IQ. Light, o mais moderno do segmento. Deles nasce o DRL (Daytime Running Light), filetes em LED que cortam a grade frontal e se fundem com o novo logo da marca.
Trata-se da nova identidade visual da Volkswagen em todo o mundo, que estreou na família de carros elétricos ID. na Europa. Complementam o visual o capô vincado e bem horizontal, a frente extremamente vertical e o para-choque com linhas marcantes, especialmente o acabamento em preto brilhante em formato de “X”.
Na traseira, as lanternas têm traços sofisticados e que acompanham o grafismo dos faróis. O nome Taos vem fixado na base da tampa do porta-malas e, mais à direita, o emblema 250 TSI -referência ao torque de 250 Nm e ao motor turbo com injeção direta de combustível. As rodas são de liga leve de 18 polegadas, de série em todas as versões, completam o visual externo do Taos.
Conforto interno
O Taos poderá ser uma referência em espaço interno, o maior da categoria. O SUV da Volkswagen tem 4.461 mm de comprimento, sendo impressionantes 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura. Com essas medidas, pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.
O porta-malas do Taos também é o maior quando comparado com os seus concorrentes diretos, sendo 498 litros. Os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos, ampliando significativamente a capacidade de carga e permitindo o transporte de objetos grandes, como bicicletas ou pranchas de surfe.
Com a utilização de elementos nobres, como material soft touch e couro revestindo portas e painel frontal, o primeiro SUV da Volkswagen fabricado na Argentina proporciona uma atmosfera elegante, a exemplo de veículos de segmentos superiores.
Os bancos são revestidos em couro sintético, o volante multifuncional com novo design – presente nos modelos da família de elétricos ID e que estreou aqui no Brasil com o Nivus – e a sofisticada “Ilha digital”, que envolve o motorista, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com uma tela de 10,25 polegadas e pela central de infotainment VW Play, que utiliza uma tela de 10,1″ polegadas, de altíssima definição.
E o que faz do interior do Taos algo totalmente original é o Ambient Light, sistema de luzes em LED que permite aos ocupantes escolher a cor da iluminação interna. São 10 cores à disposição. Além de decorar o painel frontal e invadir as portas dianteiras, a tonalidade escolhida também se estende ao painel de instrumentos, garantindo uma perfeita harmonia e maior sensação de conforto na cabine.
Segurança
Uma das principais novidades é a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no Taos traz ainda a função de detecção de pedestres. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h.
Outro recurso high-tech presente no Taos é o ACC (Adaptive Cruise Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go, que faz o Volkswagen parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente pare, e o coloca em movimento no momento em que o carro adiante volte a se mover, em um intervalo de até três segundos. Esta função proporciona muito conforto no anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades, por exemplo.
Frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa e XDS+ (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial) completam a recheada lista de recursos eletrônicos do Taos.
E todo esse verdadeiro arsenal tecnológico só é possível graças à Estratégia Modular MQB, que permite o compartilhamento de módulos eletrônicos e tecnologias entre os veículos da marca, trazendo recursos de segmentos de alto luxo para o segmento dos SUVs médios.
Conectividade
A versão Comfortline vem com a exclusiva tela de 8 polegadas de alta resolução, enquanto a versão Highline traz de série o Active Info Display e sua consagrada tela de 10,25 polegadas e inteiramente configurável.
A central multimídia tem tela de 10,1 polegadas de alta resolução e sensível ao toque, ela entrega a melhor experiência aos usuários em termos de conectividade e usabilidade. Tudo de forma muito intuitiva e rápida, como um smartphone.
Aliás, junto com a chegada do Taos às concessionárias, o VW Play traz novos aplicativos exclusivos para download na loja virtual VW Play Apps. São eles:
- PlayKids – Com foco no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, app oferece mais de 5.000 desenhos, livros, jogos educativos e atividades interativas.
- Skeelo – Plataforma permite ouvir de maneira segura e divertida inúmeros áudiolivros, inclusive best-sellers.
- Get In – App realiza reserva na fila de bares e restaurantes, antes mesmo de chegar ao local, evitando perda de tempo e aglomerações.
- MobiMax – Com um dispositivo adquirido nas concessionárias Volkswagen, é possível fazer download do aplicativo e assistir TV digital na tela do VW Play, com o carro parado.
- Spotify – Dispensa apresentações. Trata-se da maior plataforma de streaming do mundo, permitindo acesso rápido e fácil a milhões de músicas, podcasts e vídeos.
Todos os aplicativos presentes na VW Play Apps podem ser armazenados nos 10 GB de memória da própria central de infotainment, liberando, desta maneira, espaço no celular dos usuários do veículo.
Desempenho
O Taos chega equipado com motor 250 TSI Total Flex, que já equipa T‑Cross, Jetta e a linha GTS. Com quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, este propulsor entrega 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina, proporcionando acelerações vigorosas e retomadas intensas. A aceleração de 0 a 100 km/h promete ocorrer em somente 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 194 km/h. Números expressivos dentro do segmento de SUVs médios no país.
Possui transmissão automática de seis marchas, e pesa apenas 1.420 kg, garantindo ao SUV uma boa relação peso/torque. Outros recursos legais nesse modelo são os shift paddles (de série em todas as versões), possibilitando uma condução mais esportiva, e o seletor de perfil de condução, que permite ao motorista, por meio da tela do VW Play, escolher entre quatro ‘personalidades’ do carro: ECO, Normal, Sport e Individual.
O Taos tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo tipo McPherson na dianteira e multilink, na traseira.
Versões
Comfortline
O Taos é um carro que chega recheado desde a configuração de entrada, Comfortline. Entre os itens de série, destaque para o ar-condicionado Climatronic dual-zone com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e crepuscular, sistema KESSY, volante multifuncional com shift paddle, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, central de infotainment VW Play, entre muitos outros.
Dois pacotes de opcionais são ofertados para esta versão:
- Pacote Conforto – bancos revestidos de couro; bancos dianteiros com sistema de aquecimento; e banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar.
- Pacote Segurança – AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com Detecção de Pedestres e ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro).
Cores disponíveis: Preto Mystic, Branco Puro, Prata Pyrit e Cinza Indium.
A versão Comfortline tem preço a partir de R$ 154.990. Os opcionais dessa versão são oferecidos em dois pacotes: conforto e segurança. Os valores são de R$ 5.420 e R$ 4.790.
Highline
Já a opção topo de linha Highline entrega, além dos equipamentos da versão Comfortline, os seguintes itens: ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop&Go, AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos de couro sintético, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar, luzes em LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ. Light, Ambient Light, painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, sistema de detecção de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e seleção de perfil de condução.
Já a Highline ganha mais duas tonalidades e exclusivas: Azul Atlantic e Mohave Bege.
A versão Highline tem preço inicial de R$ 181.790, e o único opcional é o teto solar panorâmico por R$ 5.520.