Recentemente, o Latin NCAP conduziu testes de colisão carro a carro envolvendo modelos da Peugeot, revelando diferenças significativas em termos de segurança entre esses veículos. A modalidade de teste, na qual dois carros se chocam frontalmente, tem como objetivo fornecer uma comparação direta entre os resultados, destacando as características estruturais e tecnológicas de cada modelo.
Para esse experimento, a entidade selecionou a Peugeot Partner Patagônica, um veículo com projeto datado dos anos 1990, ainda produzido na Argentina, e o Peugeot Rifter, um modelo moderno importado da Europa. Essa escolha visava evidenciar as distâncias entre os dois carros, considerando que o Rifter é visto na Europa como o sucessor das versões de passageiros da Partner, com pelo menos duas gerações de diferença entre eles.
A diferença em segurança é notável. A Partner Patagônica oferece apenas dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade (ESC) como equipamento padrão. Em contraste, o Rifter apresenta um pacote de segurança mais completo, com 6 airbags e ESC de série. Os resultados dos testes demonstram claramente essa disparidade.
No que diz respeito à proteção dos ocupantes, o Rifter obteve resultados sólidos, com boa proteção na cabeça, pescoço e tórax do motorista adulto médio, revelando uma estrutura estável. Em contrapartida, o motorista do Partner Patagônica apresentou uma proteção deficiente no tórax e pescoço, e marginal na cabeça, expondo uma estrutura instável. O dummy do motorista no Partner Patagônica, que enfrentou risco de vida, impediu que a estrutura se deformasse ainda mais. A proteção do dummy feminino pequeno no Partner Patagônica também foi preocupantemente fraca no pescoço.
Outra área crítica é a segurança infantil. Os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) no Partner Patagônica foram instalados usando cintos de segurança e demonstraram proteção inadequada para o dummy de três anos, além de proteção fraca e marginal no pescoço e peito para o dummy de um ano e meio. Por outro lado, o Rifter mostrou um desempenho muito superior, com proteção total para o dummy de um ano e meio e boa proteção para o dummy de três anos quando o SRI foi instalado usando ancoragens ISOFIX e posicionado virado para trás.
Como resultado desses testes, o Partner Patagônica recebeu uma classificação de zero estrela, enquanto o Rifter obteve 4 estrelas. O Latin NCAP fez uma denúncia contundente, apontando um “duplo padrão de segurança” na região e recomendou que o antigo Partner seja retirado do mercado devido ao “risco de vida” que representa para seus ocupantes. Esses testes ressaltam a importância da segurança veicular e a necessidade de melhorias significativas em modelos mais antigos para proteger a vida dos motoristas e passageiros.