Pela primeira vez na história, os SUVs superaram a marca de 50 por cento de todos os carros vendidos na Europa durante o primeiro semestre de 2023, de acordo com uma pesquisa de mercado realizada pela Dataforce. Este fenômeno revela a crescente preferência dos consumidores por veículos utilitários esportivos de todos os tamanhos e formatos, em detrimento dos tradicionais sedãs e outros estilos de carroceria.
No entanto, a Lexus, renomada fabricante de veículos de luxo, mantém a crença na relevância contínua dos sedãs em alguns mercados, apesar da febre dos SUVs. Takashi Watanabe, o chefe global da marca Lexus, destacou em uma entrevista à revista australiana Drive que embora a demanda por sedãs esteja em declínio, ainda existe um mercado significativo para esses veículos. “Continuamos a ver um mercado (para sedãs)… e continuamos a dar importância e foco aos sedãs”, afirmou Watanabe.
Na China, por exemplo, os sedãs continuam a ser muito populares, com o modelo ES da Lexus representando metade de todas as entregas da marca. No entanto, a empresa reconhece que as preferências dos consumidores na China, o país mais populoso do mundo, podem mudar rapidamente. Como resultado, a Lexus está considerando estratégias específicas, como o desenvolvimento de modelos sob medida para esse mercado em constante evolução.
A Lexus já deu indícios de seu compromisso com os sedãs no futuro. Em 2021, a empresa lançou um teaser que incluía um “Sedã Eletrificado”, possivelmente prevendo o desenvolvimento de um modelo totalmente elétrico, semelhante ao IS. Além disso, a marca apresentou planos para um carro do tamanho de um Toyota Camry com motor a combustão. Esses planos demonstram que a Lexus está determinada a manter uma diversificada linha de produtos, que não será dominada apenas por SUVs, desde que esses conceitos cheguem à produção.