Querendo ou não, problemas no sistema de injeção do motor podem causar muitas dores de cabeça. Daí a pergunta sobre a limpeza dos bicos injetores do carro. E a questão se ela é mesmo necessária, já que se trata de um ponto polêmico. Entenda melhor abaixo!
Aliás, por aqui também já falamos de outros pontos diretamente relacionados. Por exemplo, sobre a luz da injeção acesa: o que pode ser, afinal? Sobre os tipos de combustíveis e qual é o melhor. E até se a gasolina fica velha no tanque de combustível.
Limpeza dos bicos injetores: mito ou realidade?
É bem comum, nas oficinas mecânicas, ouvir falar do serviço de limpeza dos bicos injetores. Contudo, agentes que representam as montadoras e as autorizadas afirmam taxativamente que isso é desnecessário. Ou mesmo que é um serviço “impossível”.
Então, vamos por partes para poder entender melhor. Primeiro, é preciso salientar que, embora pareça um exagero, existe um fundamento para isso. Isso porque se trata de um dispositivo fechado no sistema do carro, que não permite revisão com base em desmonte completo da peça.
Então, automaticamente, as marcas de carro se veem obrigadas a dizer que o serviço não existe ou não é viável. Por outro lado, é evidente que os bicos injetores podem entupir. Em geral por conta de impurezas presentes no combustível.
Lembrando que essas sujeiras quase sempre vêm das bombas dos postos de abastecimento. O que vai se acumulando no tanque do carro, e depois acaba entrando no sistema, até entupir os injetores. Então, afinal, o que fazer quando isso ocorre?
Limpeza dos bicos injetores: fazer ou prevenir, afinal?
Aqui o problema tratado acima continua, ou melhor, se desdobra. No fundo, existem máquinas de ultrassom que prometem “limpar os bicos injetores”. Outra solução famosa é a da aplicação de produtos químicos no sistema, que resolveriam o problema.
Mas a verdade é que tanto as máquinas quanto os produtos não podem garantir nenhum resultado. É por isso mesmo que as montadoras e autorizadas não “compram essa briga”. Por outro lado, é claro que às vezes esses meios trazem melhorias ao carro.
Seja uma melhoria parcial, que já faz parecer que está tudo bem. Seja uma melhoria completa, embora seja impossível mensurar se os bicos voltaram ou não ao estágio original. De qualquer modo, o melhor conselho acaba recaindo na prevenção.
Ou seja, evitar que os bicos injetores entupam. Isso que pode parecer impossível, na verdade depende mais de uma questão de cuidado e de hábitos. Basicamente, é preciso abastecer apenas com combustível confiável. E tomar outros cuidados essenciais.
Por exemplo, fazer uso de gasolina aditivada regularmente. Isso porque os detergentes e dispersantes dela evitam o entupimento. E também evitar gasolina parada no tanque, ou o próprio carro parado por muito tempo.
Afinal, tudo isso gera acúmulos que depois podem prejudicar o funcionamento dos bicos injetores. A gasolina parada porque ela se degrada com o tempo, mesmo sendo a aditivada. O carro parado, por sua vez, por comprometer vários pontos.
Por exemplo, o funcionamento da queima correta, que inclui a relação de mistura entre ar e combustível. O carro que circula pouco, por exemplo, não atinge a temperatura correta de funcionamento. O que também prejudica o sistema. Então, é preciso ficar de olho!
Por fim, não espere o problema se agravar. Uma dica de ouro é ficar de olho em qualquer mudança no consumo de combustível. No aproveitamento que um tanque cheio fazia antes. E, claro, na própria luz da injeção presente no painel de instrumentos do carro.