As locadoras de veículos vêm investindo mais forte nos carros elétricos. O levantamento feito pela Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, a ABLA, mostrou que a disponibilidade de unidades híbridas e elétricas para locação quase dobrou entre 2021 e 2022.
Em 2022 as locadoras compraram 3.300 carros elétricos e híbridos, contra 1.700 unidades em 2021. A alta foi de 88,9% entre um ano e outro, com as unidades faturadas para locadoras representando 6,6% do total de elétricos e híbridos vendidos no Brasil em 2022.
O levantamento também mostrou que entre 2018 e 2022, as locadoras compraram mais de 5.600 unidades de modelos eletrificados. Em 2018, quando o monitoramento começou a ser feito, foram apenas 43 unidades.
Modelos como o Nissan Leaf, Chevrolet Bolt, Mini Cooper SE e BYD Tan podem ser alugados como qualquer outro modelo somente com motor a combustão. Há ainda furgões de carga como os Peugeot e-Expert e e-Jumpy e Renault Kangoo Z.E. Maxi, da frota da Movida.
A Região Sudeste concentra a maior parte da frota eletrificada para locação, com 3.900 total, e os estados de Minas Gerais e São Paulo na frente. A Região Sul vem em segundo lugar, com o Paraná representando 97% dos emplacamentos para locação da região.
Norte, Nordeste e Centro-Oeste ainda engatinham na disponibilidade de modelos deste tipo para locação. Uma das explicações é a menor infraestrutura para recarga, principalmente no caso de modelos 100% elétricos, e no menor interesse do público por esse tipo de veículo.