A Lucid Motors finalmente apresentou seu aguardado SUV totalmente elétrico, o Gravity. Após anos de expectativa, a revelação ocorreu nesta quinta-feira, prometendo uma revolução no segmento automotivo.
O novo SUV promete uma autonomia impressionante, ultrapassando 440 milhas (cerca de 708 quilômetros) com um preço inicial abaixo de US$ 80.000. Previsto para entrar em produção no final de 2024, o Gravity visa ser um SUV de luxo elétrico sem concessões.
Com capacidade para até sete ocupantes, o modelo pode levar mais de 680 kg de carga útil e rebocar até 2.700 kg. Também é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, patamar de modelos esportivos. Ele é capaz disso graças à nova plataforma baseada na arquitetura elétrica de 900 volts da Lucid.
A empresa descreve seu pacote de baterias como mais compacto, leve e sustentável, capaz de adicionar até 320 km de autonomia em apenas 15 minutos de recarga rápida.
Além disso, o Gravity demonstra sua versatilidade fora de estrada, oferecendo um sistema de suspensão a ar denominado Zero Gravity, capaz de ajustar-se automaticamente às necessidades do terreno.
O interior do SUV é um convite à experiência sensorial, com destaque para a função chamada ‘Lucid Spaces’. Esta característica transforma a cabine em um retiro sereno, projetando paisagens e ajustando a iluminação para criar uma atmosfera relaxante, complementada por sons ambientes reproduzidos pelos alto-falantes. A ideia é tornar a cabine mais agradável e aconchegante durante uma recarga mais longa, por exemplo.
O painel tem uma grande tela horizontal, unindo a dos mostradores com a do entretenimento no alto do painel. Ambas são amplamente customizáveis e de alta resolução. Diferentemente do sedã, o Gravity tem o volante menor, onde o motorista enxerga o painel por cima do aro. Uma segunda grande tela, mostra o restante dos comandos e interage com a principal, podendo ter informações trocadas de lugar entre uma e outra.
O design externo do Gravity traz muitos elementos da a estética arrojada do sedã Air, com linhas modernas e para-choques dianteiros e traseiros que refletem elegância e personalidade, distanciando-se do estilo convencional de outros fabricantes de luxo.
Embora a autonomia máxima e o preço inicial tenham sido divulgados, a Lucid ainda não revelou valores dos modelos com maior autonomia e o desempenho do Gravity mais acessível. Estimativas sugerem que a versão abaixo de US$ 80.000 possa alcançar uma autonomia de até 300 milhas (482 km) . Entretanto, para o modelo de 440 milhas (710 km), é possível que seu preço ultrapasse a marca de seis dígitos.