Para muita gente o painel de instrumentos do carro ainda é um ilustre desconhecido. Nesses casos, por maior que seja a tecnologia, ainda pode surgir essa dúvida terrível. A luz da injeção acesa (ou piscando), o que pode ser, afinal? Confira!
Por aqui já falamos de assuntos semelhantes, que também ajudam o condutor no dia a dia. Por exemplo, sobre 5 hábitos perigosos ao volante. Sobre as principais siglas dos carros atuais, como ABS, FWD e outras. E até a utilidade do manual do carro.
Luz da injeção: funções e funcionamento
Qualquer condutor pode entender melhor a luz da injeção, só de colocar a chave no sistema, sem virá-la. Ou seja, o famoso “dar a chave”, mas sem “dar partida” no veículo. Aí um comando é acionado, diretamente na central ou sistema de injeção.
No painel de instrumentos, seu ícone costuma ser um motor, um raio ou um triângulo. Pode variar conforme os modelos, sendo que a cor costuma ser amarela ou vermelha. O que a central analisa são os sensores, os atuadores e a continuidade elétrica do sistema.
Engana-se muito quem pensa que tudo isso é um detalhe. Na verdade, a luz acesa ou piscando pode indicar uma série de problemas e pontos a serem considerados. Lembrando que o sistema da injeção eletrônica envolve todo um composto de peças e partes.
Na verdade, a luz acesa ou piscando indica a necessidade de fazer um diagnóstico mais a fundo, por parte de um profissional. Basicamente, ela aciona um alerta, que depois precisa ser investigado com um scanner automotivo, ou testes de alguém muito experiente.
Luz da injeção: defeitos e outros cuidados
Além de poderem ser vários, os defeitos que a luz da injeção acusa podem ser mais simples, ou mais complexos. Por exemplo, pode não ser mais do que “combustível adulterado”, o que qualquer mecânico consegue reverter esvaziando o tanque.
Outro problema relativamente simples é o de defeito na leitura da famosa “sonda lambda”, ligada ao coletor do escapamento. Sendo que o mais provável nesse caso é tudo não passar de um mal contato de plug. No caso, dos sensores desse sistema.
Outro defeito também comum é o do catalisador. A luz da injeção pode acusar esse defeito caso o sistema esteja entupido, o que impede que ele opere normalmente. Ou ainda, caso ele não esteja “despoluindo” os gases tóxicos do carro, o que também é perigoso.
Outros problemas comuns incluem vela e eletro injetor. Também existe o risco de você levar o carro até o mecânico e ele verificar que o defeito está na luz, que não deveria acender ou piscar. Mas esses casos são mais raros. Então, mesmo assim, todo cuidado é pouco.