Não é preciso ter “mania” para se incomodar com algo aceso ou piscando nas luzes do painel do carro. Na verdade, elas merecem toda atenção. Por isso decidimos escrever este artigo, sobre as 5 luzes mais importantes e por que ficar de olho nelas.
Nessa mesma linha de dicas, também já trouxemos outras aqui no blog. Por exemplo, sobre a luz da injeção acesa: afinal, o que pode ser? Além de dicas para usar o cinto de segurança corretamente. Ou ainda, para dirigir com conforto e cuidar da saúde.
1. As luzes do cinto de segurança
Claro que algumas luzes do painel são apenas “auxiliares”, como a de combustível, ou a do desembaçador. Mas outras são bem mais graves. Por exemplo, a do cinto de segurança. Aliás, poucos sabem, mas ela também pode indicar defeito.
Afinal, se mesmo após colocar o cinto a luz permanecer acesa, pode ser um problema. Geralmente o defeito está nos sensores do próprio cinto. Ou até no banco, quando há esse sistema de sensores também no banco veicular.
Lembrando que alguns carros têm sensor apenas nos bancos da frente, outros têm em todos. De qualquer modo, geralmente quando as luzes acendem, é por causa da infração de não usar cinto. Então, nos dois casos, fique de olho e faça a coisa certa.
2. As luzes do freio
Nem é preciso reforçar a importância do sistema de freios para um veículo, não é mesmo? Sua luz pode aparecer no painel como uma “!”, um “P” ou com a palavra “Brake”. Tal como a luz do cinto de segurança, ela pode indicar apenas algo prático: que o freio de mão está puxado.
Contudo, se ela acende com o freio de mão desativado, então há algo errado. O problema pode ir desde desgaste natural de componentes do sistema, até questões maiores. Como algum tipo de mau funcionamento mais sério.
Aqui é um caso em que temos luzes de duas cores. A amarela geralmente vem indicar as questões de manutenção, como dissemos. Já a vermelha é realmente grave, podendo indicar a necessidade de interromper o uso do veículo até resolver o problema.
3. As luzes do óleo
Aqui temos outro caso que pode indicar extrema urgência. Muitos pensam que a luz de óleo indica “apenas” o nível do item, com a necessidade de preenchê-lo. Na verdade, mesmo que fosse isso, seria urgente, pois falta de óleo pode fundir um motor.
Contudo, a luz também pode indicar outros problemas no sistema geral de lubrificação do motor. Ou seja, a dica é simples: resolva imediatamente o problema. Seja pelo óleo baixo ou por outros danos, a atenção deve ser redobrada.
4. As luzes da bateria
Aqui temos um caso bem chato. Afinal, se a luz da bateria acender antes de desligar o carro, ele pode não ligar na próxima. Por isso, também é fundamental ficar de olho nessa sinalização, e ir a uma oficina de segurança para investigar o caso.
Contudo, vale notar que, ao contrário do que muitos pensam, essa luz não indica apenas “defeito na bateria”. Tal como as demais que citamos, ela está ligada ao sistema como um todo. No caso, o sistema elétrico, que envolve também fios, correia, alternador e afins.
5. As luzes do câmbio automático
Aqui temos um caso muito parecido com o das luzes de óleo. Afinal, quando as luzes do câmbio automático acendem, nem sempre elas sinalizam apenas nível de lubrificantes. Isso quando o sistema exige a troca desse fluido, é claro.
Como seja, mesmo quando exige-se essa troca, a luz pode indicar outros pontos. Basicamente, problemas, danos ou gastos naturais ligados ao ao sistema geral do próprio câmbio.
Assim, a luz do câmbio automático indica defeito no sistema. Ou ainda, baixo nível do óleo do câmbio (nos carros que exigem a troca do fluido, como vimos). Se acender, evite andar com o veículo, pois pode levar a defeitos mais graves, e procure uma oficina.