A diretora de sustentabilidade da BMW, Monika Dernai, deu uma curiosa afirmação durante uma audiência em Londres sobre como a indústria automotiva pode reduzir seu impacto ambiental no futuro. Em vez dos consumidores comprarem mais e mais carros novos, o melhor seria atualizar os já em uso e mantê-los nas ruas por mais tempo.
Por mais controversa que pareça, a alternativa faz sentido, já que evita que um carro inteiro novo seja colocado nas ruas sem que um antigo tenha explorado toda a sua vida útil.
Embora uma única unidade possa ser revendida múltiplas vezes no mercado de usados, são centenas de novos carros povoando as ruas, poluindo o ambiente, e se tornando novas sucatas no futuro, segundo o pensamento da executiva da BMW.
Comprar carros usados e seminovos também é uma forma de contribuir com o meio ambiente, prolongando a vida útil de unidades não mais desejadas pelos primeiros donos.
Dernai também afirma que a indústria automotiva não conseguirá mover todas as pessoas para o transporte público ou para serviços de carros compartilhados, por exemplo. E que ainda haverá muito espaço no futuro para o carro pessoal, como conhecemos hoje.