Muita gente parece ainda não ter percebido a importância da hora da manutenção do carro. Mas é preciso salientar isso, como ao ver quais itens merecem mais cuidado. Ou ainda, sobre fazer a manutenção preventiva, e não só a corretiva.
Ou seja, a importância de evitar os problemas, em vez de esperar que ocorram para consertá-los. Por aqui também já falamos sobre os custos de manutenção, e até sobre o manual do carro, que também ajuda. Agora, basta seguir adiante!
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Como vimos, a manutenção preventiva tem o papel de “prever” ou evitar os problemas. Assim, você não precisa esperar algum problema ocorrer para fazer a correção, evitando transtornos e prejuízos maiores.
De fato, o simples funcionamento ou uso do carro já compromete todas as peças. Precisamos entender que utilizar o veículo equivale a “gastar” todas as peças. Ao mesmo tempo, há algumas que precisam de mais atenção que outras. Aí é que entra nosso esforço!
Motor: lubrificação e refrigeração
Aqui está uma das dicas mais importantes, então é a que exige mais detalhes. São vários aspectos que se cruzam, já que todo motor à combustão exige esses cuidados. E, por enquanto, ainda é mínimo o percentual de carros 100% elétricos no Brasil.
Então, comece observando a qualidade e o tempo da lubrificação do motor. A quilometragem padrão costuma ser entre 5 e 10 mil km. Em tempo, isso costuma dar de um semestre a um ano. A cor também ajuda, pois o óleo mais escuro já está saturado.
Já no tocante à refrigeração, é preciso lembrar que o carro tem uma câmara de combustão. E que ela chega a passar dos 900 graus Celsius. Daí a necessidade de líquidos e medidas de resfriamento. Lembrando que esse líquido não é substituível por água.
Na verdade, o líquido apropriado é bem mais viscoso, então não entra em ebulição tão rápido. Ou seja, seu nível de aquecimento e transferência de calor é baixíssimo. Assim, a melhor manutenção conta com esse líquido apropriado, favorecendo o motor.
De olhos nos filtros do carro
Outra dimensão fundamental é a dos filtros que integram o carro como um todo. São eles que purificam e afinam os devidos líquidos. No caso do filtro de óleo, o mais famoso, basta trocá-lo junto com a troca de óleo. Basicamente, por volta dos 10 mil km.
Já o filtro de combustível, por exemplo, pouca gente costuma levar em conta. No fundo, ele é fundamental para extrair aquelas impurezas de um combustível que poderia prejudicar seu carro. Seja para o caso de gasolina, etanol ou mesmo diesel.
Por fim, é preciso lembrar-se também do filtro do ar condicionado, que vence bem mais rápido. Isso quer dizer que a cada 3 meses é preciso limpá-lo. E a cada 6 meses, trocá-lo completamente. Isso ajuda a economizar e também favorece a saúde dos usuários do carro.
Manutenção de pneus, rodas e sistema de suspensão
Por aqui, também já falamos bastante sobre os pneus, especialmente a questão do rodízio de pneus. De fato, eles precisam ser feitos como uma espécie de cuidado preventivo. Isso se você não quiser desperdiçar uns bons meses em termos de durabilidade.
Por isso, a cada 10 mil km rodados, troque os pneus dianteiros pelos traseiros. Cruzando também o lado em que cada um estava. Isso ajuda a equilibrar o desgaste do conjunto, utilizando ao máximo o que cada peça pode oferecer.
No tocante ao sistema de suspensão, é preciso ficar de olho nos amortecedores e molas. Então, antes de começar a perceber ruídos, volante “puxando” e até solavancos, faça a manutenção preventiva desses itens.
Bônus: de olho na troca de peças
Por fim, queremos dar uma dica sobre a procedência ou qualidade das peças que você usa na manutenção preventiva. Inclusive, já falamos aqui sobre uma nova ferramenta do Detran-SP, que identifica peças de carro roubadas.
Isso nos ajuda a lembrar que nada substitui a qualidade das peças originais de fábrica. Sem falar na dor de cabeça que comprar uma peça extraviada ou furtada poderia trazer. Seja no sentido mecânico ou, claro, no sentido legal e jurídico.