Há diversos motivos para o mau cheiro no carro ocorrer. Isso pode ir desde mau uso, como fumar dentro dele ou deixar caírem restos de comida, até problemas. Como eventuais infiltrações da chuva, ou mesmo problema no sistema de ventilação.
Por isso, decidimos escrever este artigo. Aqui explicamos melhor os vários motivos para o mau cheiro, ajudando a evitá-los. Além de dar dicas práticas e comprovadas sobre o que fazer caso o problema já esteja ocorrendo. Confira!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Mau cheiro no carro: como evitar?
O maior problema é que boa parte da cabine do carro leva estofado e tecidos. O que inclui bancos, laterais e até o forro do teto, que pode impregnar de cheiros ruins. Como no caso do fumo, cujo alcatrão e nicotina quase sempre causam esse efeito negativo.
Primeiramente, antes de extrair o mau cheiro, vale a pena evitá-lo, não é mesmo? Os hábitos que se deve evitar para isso são vários. Por exemplo, fumar dentro do carro, mesmo que você fizesse isso com as janelas abertas.
Outro problema é o de entrar no carro muito suado, especialmente sem camiseta. Também há casos em que a situação não pode ser totalmente evitada, mas pede ao menos mais cuidado.
Como ao transportar crianças. Afinal, o cheiro de leite derramado pode pesar bastante depois de azedar, não é mesmo?
Ou ainda, levar o cachorro sem cobrir o estofado com as mantas apropriadas, que hoje você já encontra em bons pet shops. Lembrando, novamente, o problema da chuva ou do alagamento. Sem falar na bagunça geral, que às vezes inclui restos de comida.
Então, feche sempre os vidros e, caso tenha decidido atravessar uma área alagada, verifique se não houve infiltrações. Sem falar nas idas ao lava-jato, que também pedem cuidado e muita atenção, para evitar infiltrações.
Coisas aparentemente simples como essas podem ocasionar vários transtornos dentro de poucos dias. Até porque, o que começa como umidade pode evoluir ao ponto do mofo, inclusive ocasionando problemas respiratórios.
Especialmente para quem já tenha problemas de saúde ligados a isso. Então, todo cuidado é pouco. E não custa nada ficar de olho e mudar alguns hábitos.
Mau cheiro no carro: como se livrar dele?
Antes de tirar o mau cheiro, é preciso falar de novo na umidade. Pois, se o problema for esse, primeiro é preciso certificar-se de que ela foi embora.
Para isso, não há segredo, é preciso encontrar um local ideal onde deixar o carro todo aberto. Fazendo isso em um dia de sol mais quente, é questão de horas até que o problema se resolva.
Odorizadores e ionizadores
Depois, há 3 modos principais e crescentes de lutar contra o mau cheiro no carro. Isso vai desde odorizadores, passando por ionizadores, até a lavagem ou limpeza completa, se preciso. No primeiro caso, é possível comprar o produto em lojas especializadas.
Ou mesmo em postos de combustível, que também podem vender odorizadores. Só que essa é a solução mais amena, para casos leves de mau cheiro. Até porque, o odorizador traz um aroma agradável para a cabine, mas não extrai aromas muito desagradáveis.
Uma vantagem é que você escolhe a fragrância que preferir, além de não precisar investir muito. Porém, caso o mau cheiro não saia ou seja notoriamente mais forte, vá direto ao ionizador. Ele é um aparelho elétrico feito especialmente para isso, e pode ir na tomada 12V do carro.
O ionizador limpa o ar de qualquer ambiente fechado, não sendo de uso exclusivo para veículos. Aqui o investimento já pode partir dos R$ 30 até cerca de R$ 150. Por fim, caso nem isso resolva, ou se achar melhor, parta direto para a lavagem ou limpeza geral.
Recorrendo à limpeza geral
Na verdade, trata-se mais de uma limpeza do que de uma lavagem, já que será feita na parte interna. Mas ela inclui mesmo tirar todos os tapetes e demais pertences de qualquer compartimento. Depois de esvaziar tudo, do chão ao porta-luvas e porta-malas, mãos à obra.
Comece retirando qualquer excesso de sujeira com escovas ou panos secos. Depois, recorra a um aspirador de pó para deixar toda tapeçaria e tecidos impecáveis. Então, use um borrifador para entrar com alguma solução líquida.
Há produtos específicos para isso em lojas especializadas. Assim, basta borrifar em todo o interior, deixar agir um pouco e logo ir secando os excessos líquidos com um pano. Tome muito cuidado para não encharcar nenhuma parte interna.
As partes plásticas, metálicas ou mesmo de madeira, podem ser reforçadas com pano úmido que leve a mesma solução líquida.
Os tapetes extraídos podem ser mergulhados em baldes com água e sabão. Depois, deixe o carro “respirar” o máximo de tempo possível em área ensolarada, antes de pôr tudo de volta.
Bônus: e se nada funcionar?
Caso o problema não seja resolvido, aí não tem jeito, é preciso levar em alguma loja especializada em higienização automotiva. Elas alcançam partes internas dos painéis e até dos estofados, o que seria impossível fazer de modo caseiro.
Outra dica de ouro é tomar cuidado com algumas dicas que se vê por aí. Alguns falam de água com vinagre, outros de espalhar carvão, giz ou mesmo pedaço de maçã pela cabine do carro.
O mais aconselhável é não fugir muito do que foi dito acima, seja nas dicas caseiras ou no sentido de recorrer a especialistas.