De novo a McLaren homenageia nosso maior piloto de todos os tempos, Ayrton Senna. Na verdade, o modelo fecha a série de quatro veículos especiais inspirados nos grandes feitos do brasileiro.
Exemplar único, o McLaren Senna XP El Triunfo Absoluto faz um tributo ao GP do México de 1989. Na época, a conquista marcou a 4ª pole position consecutiva de Senna e sua 3ª vitória.
Personalização e motorização
No exterior do carro, que leva um tom cinza grafite, já vemos detalhes em vermelho e verde, referência à bandeira do México. O modelo realmente não poupou esforços em termos de homenagem.
Sob o capô, temos o motor V8 4.0 de nada menos que 800 cv e 81,47 kgfm, além da incrível aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. A velocidade máxima é de 340 km/h. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete marchas.
As portas abertas permitem ver um desenho em que Senna levanta o troféu, como campeão do próprio GP de 1989. Até a reprodução de uma assinatura do piloto é visível ao lado do motorista.
O painel e o volante seguem na mesma linha, só que em tom de verde mais escuro. Nos bancos vemos desde costuras vermelhas e brancas até bandeiras mexicanas estampadas, além do nome “El Triunfo Absoluto”.
Já a bandeira mexicana pintada na asa traseira foi feita à mão, sendo que a tampa do tanque de gasolina leva o mesmo desenho.
Os quatro carros da série
A responsável por esse projeto superesportivo foi a McLaren Special Operations, uma divisão da marca que faz veículos sob medida.
O primeiro carro da série foi o Lap of Gods, em homenagem ao GP da Europa (1993). O segundo foi o Home Victory, em referência à primeira vitória de Senna no Brasil (1991).
E o terceiro, o King of Monaco, celebrando as seis conquistas de Senna no circuito de rua do principado.
O piloto do primeiro test drive do XP El Triunfo Absoluto foi o mexicano Pato O’Ward, que é o atual piloto da McLaren, só que na Fórmula Indy.