Devido ao aumento de casos de roubo nas cidades metropolitanas, preparamos um guia com dicas para evitar que seu veículo seja roubado. Na maioria das situações, os roubos acontecem por um descuido do proprietário. Em diversas ocasiões, chaves são deixadas no veículo vazio, janelas abertas, entre outros.
Muitos dos furtos não ocorrem somente ao veículo, mas também dos pertences de quem o utiliza. Sabemos que trata-se de uma situação desconfortável e por isso gostaríamos de lhe ajudar a minimizar as possibilidades.
Como se antencipar e evitar uma possibilidade de roubo?
Durante paradas rápidas é o momento em que mais se aproveitam para roubá-los. Confirme que seu veículo está trancado e em casos de carros que trancam com alarme, verifique diretamente com a chave. As quadrilhas tem utilizado repetidores e bloqueadores de sinal, para evitar que o veículo seja trancado. Além disso, garanta que fechou as janelas.
Em sua residência, mantenha a chave do carro com você. Evite deixá-las na garagem ou em locais a mostra, visto que facilita o furto. Caso compre um veículo usado, é aconselhável reprogramar os comandos do dono anterior.
Quais os melhores alarmes para carros?
Não deixe objetos no interior do veículo
Uma das principais causas, além da intenção de vender peças, são os pertences que estão dentro do veículo. Sendo assim, ao utilizar seu automóvel, evite deixar objetos de valores, como bolsas, computadores e celulares a vista. O melhor é levar todos os objetos de valor consigo e caso não seja possível, deixe-os no porta-malas.
Evita estacionar na rua
Mesmo que seja uma pausa rápida em casa ou em um estabelecimento, é recomendável deixar seu automóvel em um local seguro. Procure por ambientes com câmeras ou vigilantes.
Segundo dados divulgados por corretoras de seguros, os carros que pernoitam nas ruas, sofrem mais sinistros. Inclusive, é um dos motivos para elevar o valor do seguro.
Bloqueie seu volante
Existem sistemas que bloqueiam o volante e é uma prática que ajuda a dificultar o furto. Alguns bloqueadores são instalados nas rodas e impedem a movimentação do veículo. Como consequência, ocorre a desistência do furto, devido a dificuldade.
Instale alarme e rastreador
É comum a prática de instalação de alarmes, visto que auxiliará em casos de arrombamento ou tentativa forçada de abrir a porta.
Além disso, rastreadores podem garantir a localização de seu veículo, caso seja furtado ou roubado. Alguns modelos já têm rastreadores instalados de fábrica e só precisam ter o serviço ativado pelo proprietário.
Seguros de automóveis
Não deixe de proteger seu veículo, garanta uma segurança completa e contrate um seguro com coberturas totais de seus bens.