Após dois anos desde seu lançamento na Europa em setembro de 2021, o Renault Megane E-Tech finalmente chega ao mercado brasileiro. Este lançamento marca o início da fase Renovation da Renault no país, prometendo inovar o mercado de veículos elétricos no Brasil. O modelo estará disponível em uma versão única de acabamento com um preço inicial de R$ 279.900.
O design do Megane E-Tech combina elementos de SUV, hatchback e cupê, dando ao carro um visual bem moderno. A dianteira é caracterizada por faróis estreitos que se estendem até o para-choque, um logotipo proeminente na grade frontal e detalhes no para-choque que contrastam com a carroceria. Outros destaques incluem o teto flutuante, maçanetas escamoteáveis e rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado.
No interior, o quadro de instrumentos é digital com tela de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento traz tela de 9 polegadas. O modelo utiliza o sistema operacional OpenR Link da Renault, desenvolvido em colaboração com o Google e baseado no Android Auto.
O interior também apresenta materiais de alta qualidade, incluindo um painel revestido em material têxtil, detalhes em Alcântara no contorno superior e nas molduras das portas, e bancos que combinam elementos premium com materiais reciclados. A alavanca de câmbio foi deslocada para trás do volante, criando espaço entre os bancos dianteiros para porta-objetos.
Com dimensões de 4,21 metros de comprimento, 1,78 metro de largura e 1,50 metro de altura, com um entre-eixos de 2,68 metros, o Megane E-Tech oferece praticidade. O porta-malas tem capacidade para 440 litros, e o peso total do veículo é de 1.680 kg.
Sob o capô, a versão brasileira do Megane E-Tech é equipada com um motor elétrico que produz 220 cv de potência e um torque instantâneo de 30,6 kgfm. Isso permite que o carro acelere de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos, atingindo velocidade máxima de 160 km/h. A bateria de 60 kWh, desenvolvida em colaboração com a LG, oferece uma maior densidade de energia e uma garantia de 8 anos ou 160.000 km. A autonomia do veículo, de acordo com o PBEV do Inmetro, é de 337 km.
A Renault também oferece opções de carregamento, incluindo carregadores rápidos de rodovias de 130 kW e sistema trifásico de 22 kW, compatíveis com infraestruturas de recarga em corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC).
A lista de equipamentos inclui iluminação ambiente em LED, sete airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e ar-condicionado digital de duas zonas. O Renault Megane E-Tech elétrico estará disponível em três cores: cinza Rafale, cinza Schiste e azul Nocturne, sempre com a pintura bíton e teto preto Étoilé, complementando o seu design elegante e moderno.