O mercado de picapes tem crescido no Brasil. Por isso mesmo, vale muito a pena conferir a lista das 5 melhores caminhonetes a diesel. Esse recorte já indica toda uma tendência em termos de motorização e eficiência, como fica claro abaixo.
Lembrando que já fizemos várias listas de picapes por aqui. Como a das melhores até R$ 100 mil, ou mesmo até R$ 60 mil. Inclusive, até sobre as melhores picapes elétricas já escrevemos. Agora, para conferir as melhores caminhonetes a diesel, siga adiante!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1) Toyota Hilux
Começamos com uma das picapes mais famosas do Brasil. A Toyota Hilux, que recebeu mudanças recentes, tanto de visual e motorização quanto de segurança. No entanto, seria um erro dizer que ela cresceu, pois continua menor do que outras da categoria, como a S10.
O novo propulsor, no entanto, promete agradar. A solução 2.7 de antes foi aposentada, dando vez ao 2.8 turbodiesel presente na gama toda. Em termos de potência ele traz até 204 cv, e de torque até 50,9 kgfm. A caixa é de 6 velocidades, automática ou manual.
Abaixo você confere as 6 versões e seus valores:
Versões | Valores |
Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT | R$ 215.490 |
Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT | R$ 208.090 |
STD Power Pack 4×4 2.8 Diesel MT | R$ 230.590 |
SR Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT | R$ 257.490 |
SRV Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT | R$ 273.990 |
SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT | R$ 306.990 |
Quem puder desembolsar um pouco mais, pode pegar no mínimo a STD Power Pack. Com ela você já leva bons itens, como pacote com 7 airbags. Além de controles de tração e de estabilidade, ou mesmo volante multifuncional.
Já a SRX, do topo da linha, traz vários mimos, como era de se esperar. Isso vai desde sistema de som da JBL, até bancos de couro e rodas de 18”. Sem falar no LED presente no farol baixo, no de neblina e nas indispensáveis luzes diurnas.
2) Ford Ranger
Aqui temos outro nome forte e popular no cenário nacional de caminhonetes. A Ford Ranger, na verdade, além de icônica, tem uma gama ainda maior que a anterior. São 7 opções com cabine dupla e 1 com cabine simples. Conforme:
Versões | Valores |
XL Cabine Simples 2.2 Diesel MT 4×4 2022 | R$ 220.390 |
XL 2.2 Diesel MT 4×4 | R$ 234.390 |
XLS 2.2 Diesel AT 4×2 | R$ 213.590 |
XLS 2.2 Diesel AT 4×4 | R$ 254.090 |
Black 2.2 Diesel 4×2 AT | R$ 222.690 |
Storm 3.2 Diesel AT 4×4 | R$ 257.590 |
XLT 3.2 Diesel AT 4×4 | R$ 294.890 |
Limited 3.2 Diesel AT 4×4 | R$ 319.990 |
A motorização, como fica claro, traz duas opções. O 2.2 é o CDTI com 4 cilindros e potência de até 160 cv, e torque até 39 kgfm. Já o 3.2, do topo de linha, conta com 5 cilindros e faz até 200 cv. O torque, neste caso, chega aos 47,9 kgfm.
A caixa de transferência traz 6 velocidades, manuais ou automáticas. A versão mais simples conta com alguns airbags a mais do que o obrigatório. Já as mais caras têm sistema de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e mais.
3) VW Amarok
Se a Ranger ainda mantém uma versão de cabine simples, aqui não é mais o caso. Com isso a marca alemã só seguiu uma tendência maior, que é a de focar nos produtos mais caros do portfólio automotivo. Afinal, em meio a crises, isso é o que dá mais lucros.
Assim, temos a VW Amarok 2022 com 4 versões disponíveis:
Versões | Valores |
Comfortline CD 2.0 TDI AT 4×4 | R$ 254.560 |
Highline CD 2.0 TDI AT 4×4 | R$ 276.800 |
Highline CD 3.0 V6 TDI AT 4×4 | R$ 283.860 |
Extreme CD 3.0 V6 TDI AT 4×4 | R$ 299.100 |
Ambos os motores são a diesel. Sendo que o 2.0 TDI faz até 180 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. Já o 3.0 TDI faz seus 258 cv e, de torque, 59,1 kgfm. A caixa de transmissão é sempre de 8 velocidades e automática.
Da Comfortline até a Highline os itens de série são previsíveis. Isto é, algo de se esperar para um carro e um valor assim. A Extreme adiciona acabamentos internos e externos, além de capota marítima. E de rodas de liga leve 20”, bancos de couro e afins.
4) Chevrolet S10
A Chevrolet S10 não deve nada em termos de popularidade, até por ter mais de 20 anos no Brasil. Sendo que ainda em 2022 ela consegue se manter como uma das picapes mais vendidas aqui, na categoria média. A estratégia para isso consiste nestas 7 versões:
Versões | Valores |
LS Cabine Simples 2.8 Diesel MT 4×4 2022 | R$ 231.180 |
Cabine-Chassi 2.8 Diesel MT 4×4 2022 | (preço indisponível) |
LS 2.8 Diesel MT 4×4 2022 | R$ 233.820 |
LT 2.8 Diesel AT 4×4 2022 | R$ 262.840 |
Z71 2.8 Diesel AT 4×4 2022 | R$ 265.490 |
LTZ 2.8 Diesel AT 4×4 2022 | R$ 286.070 |
High Country 2.8 Diesel AT 4×4 2022 | R$ 297.130 |
Esse propulsor 2.8, o único disponível atualmente, é um Duramax 2.8 CDTI. Que entrega bons 200 cv e, de torque, um número variável conforme o tipo de transmissão. No caso da automática, vai até 51 kgfm, e com a manual, até 44,9 kgfm. Sempre com 6 marchas.
5) Mitsubishi L200
Aqui temos uma marca japonesa, com uma das soluções mais tradicionais dessa categoria. Trata-se da L200 Triton 2022, cujo modelo chegou ao Brasil em 2004. Na época, ela representava nada menos do que o mais potente motor a diesel em termos de picapes.
Hoje sua gama traz 6 versões para marcar presença:
Versões | Valores |
Outdoor GLX 2.4 MT 4×4 2022 | R$ 193.990 |
Outdoor GLS 2.4 AT 4×4 2022 | R$ 212.990 |
Savana GLS AT 4×4 2022 | R$ 215.990 |
Sport GLS 2.4 AT 4×4 2022 | R$ 230.990 |
Sport HPE 2.4 AT 4×4 2022 | R$ 254.990 |
Sport HPE-S 2.4 AT 4×4 2022 | R$ 279.990 |
Como ficou claro, o propulsor 2.4 abraça todas as opções. Ele é um turbodiesel que entrega até 190 cv e, em termos de torque, 43,9 kgfm. A caixa ligada a ele é uma de 6 marchas, seja no câmbio manual ou automático.
Lista das melhores caminhonetes a diesel
- Toyota Hilux
- Ford Ranger
- VW Amarok
- Chevrolet S10
- Mitsubishi L200