Já falamos aqui sobre os melhores veículos com propulsão até 1.0. Assim como já explicamos a diferença técnica e prática entre os principais motores existentes. Agora, vamos avançar um pouco mais e falar sobre os melhores carros com motor até 1.4.
De fato, o segmento já amplia um pouco e passa a contar com alguns dos principais SUVs do mercado. Além de que os equipamentos e tecnologias desse tipo de gama também já aumentam consideravelmente. Para conhecer melhor as opções, siga adiante!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1) Volkswagen T-Cross 250 TSI
Todo mundo que gosta de carros já sabe que concorrer no segmento de SUVs não é nada fácil. Aliás, a VW já tinha o Tiguan Allspace, e ainda assim trouxe o T-Cross. Mais ou menos como um crossover derivado do Polo, como lançamento principal de 2019.
Para brigar com opções como Creta, HR-V, Kicks e Renegade, ele vem com duas versões 200 TSI. Que são a básica e a Comfortline. E uma versão de topo de linha: justamente a Highline 250 TSI, que você leva para casa por R$ 144 mil.
O conjunto mecânico do 1.4 TSI Flex, como também é chamado, tem 4 cilindros (o mesmo que era usado no Golf Highline). Assim como o turbocompressor e a injeção direta, garantindo uma pegada mais esportiva. Com isso, entrega 150 cv de potência e, de torque, 25,5 kgfm (com gasolina ou etanol).
Sempre com câmbio automático (Tiptronic) de 6 marchas. Itens da versão de entrada incluem direção elétrica, 6 airbags, painel digital de 8” e central multimídia de 10,1”. A de topo agrega bancos em couro, detector de fadiga, chave presencial, retrovisores externos elétricos e mais.
2) Jeep Renegade T270
Mesmo num nicho que, como já dito, é bem disputado, esse aqui apresenta seus destaques. Aliás, desde 2015 ele se sobressaia (por ser o único 4×4 da categoria). Agora, ainda podemos falar do novo propulsor 1.3 turboflex, que abraça as 4 versões da gama:
Versões | Valores |
Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 2022 | R$ 123.990 |
Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 2022 | R$ 138.990 |
Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4×4 2022 | R$ 163.290 |
Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 2022 | R$ 163.290 |
Esse motor entrega potência de 180/185 cv (gasolina/etanol). E torque de 27,5 kgfm, com qualquer um dos combustíveis. O câmbio é automático de 6 ou 9 marchas. A versão de base já traz 6 airbags, controle de estabilidade e de tração e central multimídia de 7”.
O topo de linha acrescenta bancos de couro com costura vermelha. Além de suspensão elevada e rodas de liga leve de 17”. Sem falar nos pneus de uso misto, realmente exclusivos dessa versão.
3) Renault Captur TCe 1.3
E que tal uma motorização feita em parceria Renault e Mercedes-Benz? É o TCe 1.3 (que a marca alemã já usou em outros modelos). Além de ser 1,3 litros, ele trabalha com injeção direta e turbocompressor. Sem falar nos 4 cilindros e nas 16 válvulas.
Com isso, o conjunto faz até 162/170 cv (gasolina/etanol). E 27,5 kgfm de torque, com qualquer um dos dois combustíveis. O câmbio é o CVT que simula 8 velocidades. Lembrando que tudo isso está presente em qualquer uma das 3 versões:
Versões | Valores |
Renault Captur Zen 1.3 Turbo 2022 | R$ 124.490 |
Renault Captur Intense 1.3 Turbo 2022 | R$ 129.490 |
Renault Captur Iconic 1.3 Turbo 2022 | R$ 138.490 |
Vale dizer que essa motorização melhorou o desempenho do Renault Captur 2022. Hoje ele é um dos SUVs de maior destaque no Brasil. Sem falar que o câmbio CVT pesa menos no bolso quando o assunto é abastecimento.
A versão Zen já conta com 4 airbags, câmera traseira e direção com assistência elétrica. Além de retrovisores externos elétricos e rodas de liga-leve de 17”. O Iconic acrescenta bancos com revestimento premium, além de sensor de ponto cego, faróis full LED e mais.
4) Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo
Essa é a grande aposta da Chevrolet no segmento de SUVs compactos. Aliás, é seu modelo mais barato na gama de utilitários-esportivos, comparando com Equinox e Trailblazer. Assim como já chegou a superar, em número de vendas, o Compass.
Além de 4 versões com motorização 1.0, temos o topo de linha. É, justamente, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 Turbo AT 2022, que custa R$ 131 mil. Seu conjunto entrega até 132/133 cv (gasolina/etanol), e 19,4/21,4 kgfm de torque. Sempre com câmbio automático de 6 marchas.
A direção também é sempre elétrica. Já na versão de base você conta com 6 airbags e direção elétrica progressiva. Além de Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Na versão de topo você ainda pode contar com teto solar panorâmico.
5) Jeep Compass 1.3 Turbo
Se você busca uma alternativa ao Jeep Renegade, ou mesmo ao Honda HR-V, aqui está. Aliás, sua gama deve servir de alternativa para qualquer um, já que oferece 9 versões diferentes.
Basicamente, 4 delas são com motorização 2.0. E as outras 5 com o propulsor 1.3 Turbo (que a marca chama “Flex T270”). E que é justamente o que vamos explorar aqui:
Versões | Valores |
Jeep Compass Sport 1.3 Turbo Flex AT 4×2 2022 | R$ 139.990 |
Jeep Compass Longitude 1.3 Turbo Flex AT 4×2 2022 | R$ 154.990 |
Jeep Compass Série 80 Anos 1.3 Turbo Flex AT 4×2 2022 | R$ 162.990 |
Jeep Compass Limited 1.3 Turbo Flex AT 4×2 2022 | R$ 176.990 |
Jeep Compass Série S 1.3 Turbo Flex AT 4×2 2022 | R$ 187.990 |
Esse novo motor gera até 180/185 cv (gasolina/etanol), e torque sempre em 27,5 kgfm. Lembrando que na prática ele é superior ao antigo 2.0 Tigershark, que fazia apenas 159 cv. Já os equipamentos não têm a ver com a motorização, mas sim com a versão do carro.
A linha Sport, por exemplo, já tem como série 6 airbags e central multimídia de 8,4”. Além de Android Auto e Apple CarPlay sem fio e faróis full LED. A Série S, de topo, agrega teto solar elétrico e panorâmico. Bem como detector de fadiga, piloto automático adaptativo e mais.
Abaixo, lista dos melhores carros com motor até 1.4:
- Volkswagen T-Cross 250 TSI
- Jeep Renegade T270
- Renault Captur TCe 1.3
- Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo
- Jeep Compass 1.3 turbo