Quem curte carros esportivos sabe que o Brasil não é um primor nessa área. Em geral o que temos são opções importadas e com preço meio salgado. Mas isso não quer dizer que não seja possível pinçar algumas opções bem atraentes hoje mesmo.
De fato, até R$ 100 mil é possível navegar entre opções que vão do Novo Fusca até Audi e BMW. Sem falar em clássicos como o Civic a versão turbo do Bravo. Abaixo você confere os anos e detalhes de cada um desses que são os 5 melhores esportivos até R$ 100 mil!
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
1) Audi A1 Sportback 1.4T (185cv) 2012
Já que o assunto são os esportivos, vamos começar com um bem marcante. Você já ouviu falar do A1 de 122 cv, certo? Mas não é dele que estamos falando aqui. Mas sim do Audi A1 1.4T Sportback 2012, que chega a mais apetitosos 185 cv.
Com esse plus a Audi realmente fez a diferença em um mercado de 10 anos atrás. A versão simples (122 cv) contava com turbocompressor. A de 185 cv traz, além do turbocompressor, a dupla compressão (um é o compressor Roots).
Inclusive, a Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (Abiauto) fez seus reconhecimentos. Ela colocou o modelo como o “Melhor Motor de 2012”, na categoria entre 1.000 e 1.400 cm³. Além dos 185 cv, o conjunto entrega 25 kgfm de torque.
Na prática, a tecnologia de sobrealimentação sequencial e dupla muda tudo. Tanto que o Sportback faz 0 a 100 km/h em 6,9s (2 segundos mais rápido que o de 122 cv). E atinge velocidade máxima de 227 km/h (24 km/h a mais).
O valor de mercado fica entre R$ 70 e R$ 80 mil. Os itens também não ficavam atrás no quesito surpresa. O carro já traz de linha diferenciais como ABS, ISOFIX e direção assistida. Sem falar na troca de marchas no volante e no computador de bordo.
2) BMW 130i 2011
Aqui o modelo já é ainda mais acessível: a partir de R$ 65 mil você já encontra opções. E nem por isso tem menos valor em termos mecânicos. Na verdade, embora seja um ano mais velho que o anterior, é mais potente.
Estamos falando da BMW 130i 2011, o hatch que conquistou corações. Nessa versão, ele traz nada menos que o consagrado 3.0 de seis cilindros em linha da BMW aspirado de até 265 cv. De torque são até 32,5 kgfm. Nesse ano, para fechar com chave de ouro, já estava garantida a caixa automática sequencial.
Trata-se da Steptronic, também com borboleta no volante. Além disso, o sistema IDrive já permitia centralizar várias tecnologias. Indo do rádio e do GPS (exclusivo do modelo 2011 em diante) até multimídia e checagem mecânica do carro.
3) Honda Civic Si 2007
Esse você encontra até abaixo do valor da BMW 130i: por volta dos R$ 60 mil. Esse sedã de porte médio representa a 8ª geração de uma das famílias automotivas mais famosas do Brasil. Falamos do Honda Civic Si 2.0 2007.
Sob o capô vemos um motor a gasolina, de 4 cilindros em linha. Ele faz até 192 cv de potência e, de torque, 19,2 kgfm. Neste caso o câmbio, de 6 velocidades, é manual. Mas a direção já é elétrica.
Os freios ABS e o controle de estabilidade já estão presentes. Como verdadeiro diferencial para o ano, podemos falar em outros mimos. Como direção assistida e controle automático de velocidade. Além de ar-condicionado automático e volante multifuncional.
4) Fiat Bravo T-Jet 1.4 Turbo 2016
Aqui você mantém a faixa de valor, na casa dos R$ 65 mil, mas por um modelo mais recente. Que é o Fiat Bravo T-Jet 1.4 Turbo 2016, quase dez anos mais novo que o anterior.
O modelo ficou famoso como a solução realmente esportiva do Bravo. De fato, o motor é esse moderno 1.4 T-Jet turbo, que entrega uma potência de até 152 cv. E de torque 21,1 kgfm. O câmbio é manual de 6 velocidades. A direção também é elétrica.
Em termos de itens de série, o ano já sinaliza seus diferenciais. Falamos em sensores de estacionamento traseiro, computador de bordo, conexão USB e Bluetooth. Além de direção assistida e controle automático de velocidade. E um plus: o teto solar elétrico.
5) Volkswagen Fusca 2.0 TSI 2012
Para fechar, vamos em grande estilo. Que tal um clássico da história nacional e mundial que a VW reapresentou em 2012? Ele voltou como Novo Fusca, com mudanças que foram muito além do nome. Podemos falar mesmo de mais espaço, tecnologia e potência.
Sem exagero, é um Fusca esportivo. Em termos de valores ele surfou muito e beira o teto do nosso recorte de R$ 100 mil. Em termos de configuração, é um hatch médio, com direção elétrica. Os 200 cv de potência e 28,5 de kgfm também surpreendem.
Na verdade, é o mesmo conjunto mecânico do Tiguan, o crossover médio da VW. E do Jetta TSI, o famoso sedã da marca. Ou seja, um 2.0 TSI com injeção direta de combustível e trabalho turbocompressor. Competindo, de fato, com esportivos premium.
Os itens e equipamentos, é claro, também não poderiam deixar a desejar. Como item de série você já leva o computador de bordo e as conexões USB e Bluetooth. Sem falar em incríveis rodas de liga leve, bancos revestidos de couro e airbags laterais.
Segue abaixo a lista dos 5 melhores esportivos até R$ 100 mil:
- Audi A1 Sportback 1.4T (185cv) 2012
- BMW 130i 2011
- Honda Civic Si 2007
- Fiat Bravo T-Jet 1.4 Turbo 2016
- Volkswagen Fusca 2.0 TSI 2012