Infelizmente todos nós precisamos concordar que os valores dos carros 0km estão subindo com frequência e intensidade, principalmente em modelos mais sofisticados, onde os aumentos atingem números ainda mais expressivos. Por esse motivo muitos consumidores optam pelos modelos usados e seminovos, que geralmente contam com preços mais atraentes em relação aos novos.
Para te ajudar a decidir entre várias opções, montamos uma matéria selecionando os melhores modelos usados para adquirir neste ano!
Melhor hatch subcompacto usado
Volkswagen Up!
Nessa categoria de subcompactos, certamente o Volkswagen Up! é uma das melhores escolhas, afinal ele possui um projeto muito bem construído, por mais que o acabamento não seja muito primoroso visualmente.
Uma de suas maiores virtudes é a oferta do motor 1.0 TSI, um turbo flex que rende até 105cv com etanol e 101cv com gasolina, aos 5.000rpm. O torque alcança 16,8 kgfm com qualquer combustível, disponíveis em apenas 1.500rpm, algo muito bom! A transmissão é sempre manual de 5 marchas nessa motorização.
As versões mais básicas trazem um propulsor 1.0 aspirado, mas este não é tão empolgante quanto o turbo, já que possui um desempenho bem inferior e um consumo de combustível próximo.
O modelo da montadora alemã realmente surpreende pela eficiência do conjunto mecânico, mas a partir da linha 2018 também conta com equipamentos muito interessantes para a sua época e segmento.
Podemos destacar o volante multifuncional em couro, o DRL, o sistema de som com boa qualidade, o retrovisor direito com sistema tilt-down e etc.
O Up! é um carro ideal para quem gosta do prazer ao dirigir, necessita de um baixo consumo de combustível e não precisa de muito espaço.
Preços do Volkswagen Up!
Como comentamos, a partir da linha 2018 ele recebeu atualizações significantes, tanto no visual quanto na lista de itens de série. Por isso veja os preços atuais da tabela FIPE nas versões TSI da linha 2018:
- Move 1.0 170TSI Manual: R$58.656.
- High 1.0 170TSI Manual: R$61.187.
- Cross 1.0 170TSI Manual: R$63.331.
- Pepper 1.0 170TSI Manual: R$67.561.
Hatch Compacto-Premium
Ford New Fiesta
Se você busca um modelo um pouco mais acessível mas não quer abrir mão dos bons equipamentos e do prazer ao dirigir, o New Fiesta pode ser uma ótima opção para você. Contudo, não espere um carro alto, espaçoso ou com acabamento refinado.
As versões que mais compensam são as duas mais caras, chamadas de SE e Titanium, respectivamente.
A primeira já entrega itens como controles de estabilidade e tração, 2 airbags, volante multifuncional, ar-condicionado digital, rádio com boa qualidade sonora, faróis de neblina e etc. A de topo ainda acrescenta bancos e volante revestidos em couro, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular, e 7 airbags!
A motorização mais comum é a 1.6 Sigma, aspirada de até 130cv com etanol e 125cv com gasolina, aos 6.500rpm. O torque atinge 16 kgfm (E) e 15,4 kgfm (G), em 5.000rpm.
Além do câmbio manual de 5 marchas, para as duas versões estava disponível também o automatizado de dupla embreagem, batizado de Powershift. Como essa transmissão apresenta diversos problemas com facilidade até os dias atuais, somente o New Fiesta manual é recomendado.
Preços do New Fiesta
Veja a tabela FIPE das versões citadas anteriormente na linha 2014 e 2015:
- SE 1.6 Manual 2014: R$41.209.
- Titanium 1.6 Manual 2014: R$44.589.
- SE 1.6 Manual 2015: R$44.625.
- Titanium 1.6 Manual 2015: R$49.636.
Chevrolet Onix
Não é à toa que o Chevrolet Onix foi o carro mais vendido do nosso mercado durante muitos anos, posto que foi perdido apenas por conta das paralisações de sua produção durante a pandemia do COVID-19.
Esa nova geração chegou ganhando evidência pelo baixo consumo de combustível (mesmo na versão turbo) e pela alta quantidade de tecnologia embarcada, principalmente na configuração mais cara Premier que traz por exemplo um opcional que inclui até estacionamento automático (Park Assist).
Nesta configuração também há ar-condicionado digital, sensores de ponto cego, faróis com projetor, lanternas traseiras em LED, central multimídia com wi-fi integrado e internet 4G, câmera de ré e etc. Porém, todas as configurações trazem uma lista de itens de série interessante.
São duas opções de motorização, ambas 1.0, porém 1 delas aspirada e a outra turbinada. A segunda opção entrega até 116cv (E/G) de potência aos 5.500rpm, enquanto o torque é de 16,8 kgfm (E) e 16,3 kgfm (G) aos 2.000rpm. A transmissão pode ser manual ou automática convencional, sempre com 6 marchas.
Preços do Chevrolet Onix
Veja a tabela FIPE da linha mais acessível dessa nova geração:
- 1.0 Manual: R$60.940.
- 1.0 Turbo Automático: R$63.699 (Versão PCD).
- LT 1.0 Manual: R$67.812.
- LT 1.0 Turbo Manual: R$72.257.
- LTZ 1.0 Turbo Manual: R$72.733.
- LT 1.0 Turbo Automático: R$79.956.
- LTZ 1.0 Turbo Automático: R$80.079.
- Premier 1.0 Turbo Automático: R$87.216.
SUV/Crossover Compacto
Volkswagen T-Cross
Esse segmento já está em alta há um bom tempo, pois os consumidores estão preferindo cada vez mais veículos que tenham uma boa altura em relação ao solo e uma posição de dirigir mais elevada, além de um visual que passe a sensação de robustez.
O SUV/Crossover Compacto da Volkswagen, o T-Cross, demorou para chegar, mas foi lançado com foco na tecnologia, oferecendo diversos equipamentos que a concorrência ainda não trazia.
A boa quantidade de itens de série se aliou ao bom conjunto mecânico de todas as versões, sempre com motorização turbo, sendo ela 1.0 ou 1.4.
O 1.0 200TSI rende até 128cv (E) e 116cv (G) aos 5.500rpm, com torque máximo de 20,4 kgfm com qualquer combustível, disponível a apenas 2.000rpm. Já o 1.4 250TSI entrega uma potência de 150cv (E/G) em 4.500rpm e 25,5 kgfm (E/G) aos 1.500rpm.
Somente o motor menor trazia a opção de câmbio manual de 6 marchas, algo que infelizmente não está mais disponível no modelo atual. A transmissão automática convencional de 6 velocidades também era uma alternativa para ambos os motores.
As virtudes da configuração Highline se resumiam basicamente ao conjunto mecânico e ao painel de instrumentos 100% digital (Active Info Display de 10,25”), pois a Comfortline também trazia opcionais quase idênticos, que contemplavam os faróis Full LED, o teto-solar panorâmico e o sistema de som da marca Beats.
Preços do Volkswagen T-Cross
A linha mais em conta é a 2020, a primeira disponível por aqui.
Confira os valores da tabela FIPE:
- 1.0 200TSI Manual: R$98.847.
- 1.0 200TSI Automática: R$108.044.
- Comfortline 1.0 200TSI Automática: R$114.017.
- Highline 1.4 250TSI Automática: R$119.928.
Lembre-se que muitos pacotes de opcionais eram ofertados, principalmente nas duas alternativas de topo. Por conta disso os preços das unidades usadas variam bastante.
Sedan Grande
Volkswagen Passat
O Passat foi o sedan mais caro da Volkswagen vendido aqui, ou seja, trazia praticamente todo o luxo que a marca disponibilizava para o nosso mercado brasileiro.
O modelo já saiu de linha, em razão justamente dos veículos intitulados como “SUVs”. Na época o sedan custava cerca de 180 mil reais como zero km, algo que atualmente o T-Cross quase atinge em sua versão mais cara.
No sedan a montadora optou por utilizar o ótimo propulsor 2.0 TSI à gasolina, que rendia 220cv aos 4.500rpm e 35,7 kgfm em apenas 1.500rpm. Ele era aliado à transmissão automatizada de dupla embreagem com 6 marchas, chamada de DSG.
Equipamentos de condução semiautônoma como o piloto automático adaptativo já estavam disponíveis na época, além de um belo acabamento e muitos itens de série, contando até mesmo com um engate que se recolhia eletricamente, deixando de ficar exposto.
O bom painel de instrumentos totalmente digital e a ótima central multimídia também chamavam atenção.
Preços do Volkswagen Passat
O Passat era ofertado em versão única antes de deixar o mercado, portanto confira os preços (Tabela FIPE) das últimas 3 linhas que ele teve.
- Comfortline 2.0 TSI DSG 2016: R$117.778.
- Highline 2.0 TSI DSG 2016: R$131.641.
- Highline 2.0 TSI DSG 2017: R$145.544.
- Highline 2.0 TSI DSG 2018: R$158.715.
Picape Média
Ford Ranger
Se a sua busca for por uma picape média, a Ford Ranger pode ser uma das melhores opções, principalmente por trazer uma boa motorização e uma ótima quantidade de tecnologia na lista de equipamentos.
Infelizmente as picapes realmente encareceram demais em nosso país, mas optar por uma unidade usada reduz bastante esse preço.
Enquanto uma versão de topo custa mais de 300 mil reais como 0km, um exemplar 2017 da versão mais cara tem valor na casa dos 180 mil reais, uma diferença realmente muito expressiva.
Nessa época a montadora americana ainda ofertava versões flex de sua picape, algo que não faz nos dias atuais. Entretanto, as versões que mais compensam são aquelas com motorização diesel, também as mais vendidas.
Neste caso haviam duas opções de propulsores. A primeira contemplava o 2.2 diesel de até 160cv aos 3.200rpm e 39,3 kgfm em 1.600rpm, enquanto a segunda trazia o 3.2 diesel de até 200cv aos 3.000rpm, e 47,9 kgfm em 1.750rpm. O câmbio era manual ou automático, ambos com 6 velocidades.
Em sua última geração a Ranger sempre teve destaque pelos equipamentos, que incluem por exemplo o painel de instrumentos com duas telas digitais e a central multimídia que durante algum tempo foi a melhor do segmento.
Preços da Ford Ranger
Veja a tabela FIPE de cada uma das principais versões da linha 2017:
- XLS CD 2.2 4×4 Manual: R$132.699.
- XLS CD 2.2 4×4 Automático: R$148.776.
- XLT CD 3.2 4×4 Automático: R$166.213.
- Limited CD 3.2 4×4 Automático: R$179.234.
Conclusão
Existem muitas opções boas no mercado de usados, e entre elas, o cliente deve escolher a melhor alternativa com base em suas necessidades. Certamente os carros que citamos aqui são bons modelos, mas são diversas opções que um consumidor possui em cada segmento do mercado automotivo, sobretudo no de usados.