Quem acha que o mundo é só dos SUVs está enganado, pois ainda existe mercado e interesse nos hatches. Na verdade, eles costumam ser mais em conta, além do seu espaço reduzido trazer facilidades e até economia.
Alguns dos carros mais vendidos do Brasil estão nessa categoria. Como é o caso do VW Gol e do Ford Ka. As opções abaixo também revelam um bom custo-benefício em termos de ano e tecnologia, sendo os melhores hatches até 2021. Confira!
Não deixe também de ver nossa seleção dos melhores sedãs até R$ 35 mil!
1) Chevrolet Onix LT 1.0
Essa versão chegou a ser responsável por mais de 30% das vendas da gama Chevrolet Onix no Brasil, já que é mesmo uma das melhores em termos de custo-benefício.
Com o Chevrolet Onix LT 1.0 você já leva um visual mais avançado, inclusive no interior, um pouco mais refinado. Além de itens e equipamentos extras, como computador de bordo e volante multifuncional.
Vendido no Brasil de 2013 a 2019, os preços chegaram a variar dos R$ 36 mil aos R$ 63 mil. Da linha de 2014 em diante vemos a opção do 1.0 8V flex, sempre com câmbio manual de 6 marchas. Ele entrega 80 cv e 9,8 kgfm (no etanol) e 78 cv e 9,5 kgfm (na gasolina).
2) Fiat Argo Drive 1.0
E que tal um dos automóveis mais vendidos no Brasil como um todo, que já passou das 300 mil unidades? Seu lançamento foi em 2017, sendo que o modelo 2021 foi o que mais emplacou.
Seu design seria uma mesmice, se não fossem os vincos do capô, que dão um tom esportivo e quase agressivo ao carro. A versão Drive aposta mesmo no design. E também na tecnologia, com a central multimídia UConnect de 7 polegadas.
Retrovisores elétricos e sensor de estacionamento traseiro são opcionais. A partir dos R$ 55 mil você já encontra um Fiat Argo Drive 1.0 2021. Ele conta com 3 cilindros, 77 cv e 10,9 kgfm de torque (etanol).
3) Volkswagen Gol 1.0
Falando em recorde de vendas, o Volkswagen Gol 1.0 é o que tem maior número de unidades registradas no Brasil. São 1,5 milhão. No mercado de usados ele ainda lidera, embora a linha 2022 (acima dos R$ 70 mil) para muitos não faça sentido.
Um Volkswagen Gol 1.0 do ano 2021, que é o recorte desta nossa lista, você encontra por volta dos R$ 50 mil. Ele vem com motorização de 3 cilindros, até 84 cv e 10,4 kgfm de torque.
Neste caso, a lista de equipamentos e itens de série inclui desde ar-condicionado e suporte para celular, passando por direção hidráulica, até freios ABS e airbag duplo. O bacana é que os opcionais são quase que os mesmos do 1.6 (seja o 8V ou o 16V), o que pode dar um up na proposta 1.0.
4) Ford Ka SE 1.0
Esse também fez história, surgindo no Brasil em 1997 como carro de entrada. Passou por carroceria de subcompacto com 2 portas, depois hatch e até sedã (Ka+). Então, já nos idos de 2018 ele queria rivalizar com Hyundai HB20 e Chevrolet Onix.
Ao falarmos do modelo 2021 temos um motor bem moderno, mesmo para o Ford Ka SE 1.0, que trabalha com 3 cilindros flex. Ele chega a 80 cv e 10,2 kgfm (etanol) e 85 cv e 10,7 kgfm (gasolina), com câmbio manual de 5 marchas.
Além disso, sai de linha já com conexão Bluetooth, entrada USB e My Connection com comandos de voz. O custo-benefício dessa versão é bom: fica na casa dos R$ 55 mil (ao passo que o FreeStyle 1.5 AT do mesmo ano, por exemplo, chega a custar R$ 15 mil a mais).
5) Renault Sandero Expression 1.0
Esse surgiu no Brasil em 2007. Desde sua chegada a versão Expression 1.0 esteve presente, como opção intermediária na família e, não à toa, a mais vendida. Só em 2020 seria substituído, pelo Sandero Zen.
Hoje é possível encontrar o Expression 1.0 2019 a partir dos R$ 40 mil, o que mantém um custo-benefício interessante. Isso porque um Sandero 2022, também 1.0, pode ir de R$ 60 mil a mais de R$ 90 mil. Uma boa pedida para o 2019 é o Renault Sandero Expression 1.0 12V SCe flex.
A motorização, neste caso, tem 3 cilindros, com 82 cv e 10,5 kgfm de torque. Além do câmbio manual de 5 marchas e da direção eletro-hidráulica, ele já conta com freios ABS, airbags, sensor de estacionamento traseiro e afins.