Se eles sumiram do mercado de zero quilômetros, entre os usados os hatches médios e compactos premium ainda são uma boa opção entre os usados. Eles entregam espaço, praticidade, desempenho e visual menos sóbrio do que os sedãs da mesma categoria.
Ford Focus SE 1.6 MT 2015
O Focus é um caso que merece atenção especial. O modelo teve várias versões oferecidas no mercado nacional, mas apenas algumas são garantia de uma vida com menos dores de cabeça. Evite as unidades com câmbio de dupla embreagem Powershift, mesmo que elas pareçam apetitosas.
A transmissão costuma dar problemas graves com o uso e o conserto fora da garantia tem valores elevados. Em alguns casos pode ser necessária a substituição completa da caixa de câmbio
Por isso, é melhor se ater aos Focus mais simples, com motor 1.6 e câmbio manual de cinco marchas. O conjunto é competente e as versões SE têm sistema de som, controlador de velocidade, controles de tração e estabilidade, rodas de liga-leve, além do trivial de conforto e conveniência.
VW Polo 1.6 2014
O Polo já estava em fim de carreira em 2014, mas ainda era um bom hatch compacto com ares premium. Hoje, as últimas unidades se mostram como ótimas opções para quem precisa de um modelo ainda elegante e ligeiramente mais completo que o Fox, seu irmão de plataforma.
Há unidades com disqueteira, som com comandos no volante e até faróis automáticos e bancos de couro. O acabamento é bem superior ao de modelos da mesma faixa de preço e até mesmo que a atual geração do Polo.
O 1.6 tem 104 cv e dá ao modelo bom desempenho e economia de combustível. As versões com câmbio automatizado i-Motion também não são boas opções, com manutenção cara e comportamento dinâmico bem aquém de modelos automáticos de verdade.
Fiat Bravo T-Jet 2013
O médio estiloso da Fiat é o esportivo desta turma. Por cerca de R$ 48 mil é possível encontrar unidades da versão T-Jet do Bravo. Ele tem motor 1.4 turbo a gasolina de 153 cv e câmbio manual de seis marchas.
Os Bravo turbinados são bem completos, com ar-condicionado automático, teto solar duplo, rodas de 17″ e central multimídia. Tudo bem que a central é bem antiga, sem tela touch e operada por botões. Mas ao menos o sistema é funcional.
O modelo é gostoso de dirigir, e o 1.4 gosta de giros mais altos. Por ter construção mais antiga, o turbo só entrega força total lá pelas 3 mil rotações, com injeções de potência mais poderosas.
Chevrolet Cruze Sport6 2014
O hatch argentino também já pode ser encontrado por valores abaixo dos R$ 50 mil. Curiosamente, ele é sempre mais caro do que o sedã, e ainda tem visual chamativo e ares esportivos.
A esportividade fica nos ares mesmo, já que o 1.8 de 144 cv dá ao Cruze desempenho mais comportado, principalmente quando equipado com câmbio automático.
O hatch é confortável e tem porta-malas enorme, de 402 litros, superior ao dos rivais do mesmo segmento. Por R$ 49 mil é possível encontrar unidades da versão de entrada LT. Algumas poucas com câmbio manual de seis marchas, e a maioria com a transmissão automática, também de seis marchas.
Peugeot 308 Griffe THP 2014
Outro esportivo do grupo é o 308 com seu 1.6 turbo de 165 cv sob o capô. O hatch argentino tem sempre câmbio automático de seis marchas e vem sempre bem completo de série. Há teto panorâmico, bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas e central multimídia.
O conjunto é bem acertado e entrega desempenho muito bom ao 308. O modelo tem jeitão esportivo e é muito prazeroso ao dirigir. Há força de sobra na cidade e estrada e a transmissão tem bom casamento com o motor.
A manutenção é mais cara do que os rivais, e a versão pede maior atenção na hora da compra. Os demais 308 são mais baratos e entregam pacote parecido de itens de série.