Recentemente ocorreu um evento, onde o recorde mundial de carro mais caro da história foi batido com a venda do Mercedes-Benz 300 SLR Unlenhaut Coupé.
O carro, que pertencia a Mercedes-Benz foi vendido por 135 milhões de euros, o que equivale a cerca de R$ 696 milhões em um leilão cujo comprador não foi divulgado.
O comprador foi representado durante o evento pelo especialista em carros históricos, Simon Kidston, da Kidston SA.
Novo recorde de leilão
Ele foi arrematado através de um leilão privado, organizado pela RM Sotheby’s, uma das maiores casas de leilão do mundo, no Museu da Mercedez-Benz no dia 05 de maio.
O valor final do leilão foi de £ 114,4 milhões, tornando-o um novo recorde mundial de preços de veículos, o qual foi dobrado e ultrapassado.
O antigo recorde era ocupado pela venda de uma Ferrari 250 GTO 1963 que em 2018 foi vendida por £ 52 milhões, valor menor que o preço de reserva para o início do leilão da SLR 300.
300 SLR Uhlenhaut Coupé: 1 de 2
Vale enfatizar que apenas duas unidades do 300 SLR Uhlenhaut Coupé foram fabricados pela Mercedes-Benz, as quais receberam o nome do engenheiro-chefe da empresa, Rudolf Uhlenhaut.
Esse automóvel foi projetado como versão de rua do carro de competição, o W 196 R, equipado com um motor de oito cilindros em linha de 3 litros, o qual permite atingir velocidade de até 288 km/h.
O modelo leiloado foi o que o Unlenhaut utilizava com frequência, essa venda faz com que o modelo seja um dos 10 itens mais caros já vendidos em leilão durante todos esses anos de comercialização.
Dinheiro para caridade da Mercedes
Os lucros serão utilizados para criar um “Fundo Mercedes-Benz” que tem como intuito fornecer bolsas de estudos para as áreas de ciência ambiental e descarbonização para jovens.
De acordo com Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes-Benz Heritage, o carro ainda fará aparições públicas:
“O comprador privado concordou que o 300 SLR Uhlenhaut Coupé permanecerá acessível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto o segundo 300 SLR original Coupé permanece como propriedade da empresa e continuará a ser exibido no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart”.