A Mini finalmente revelou por completo o novo crossover elétrico Aceman, ligeiramente menor que o Countryman. O modelo é a estrela da marca no Salão de Pequim, na China, onde também será produzido. O Aceman teve suas linhas antecipadas pelo conceito de mesmo nome mostrado ainda em 2022, com linhas muito semelhantes, e diferentemente do Countryman, terá apenas versões elétricas.
Veja ofertas de Mini usados na Karvi!A versão de entrada tem um motor elétrico de 184 cv e 29,5 kgfm de torque. A bateria de 40,7 kWh entrega autonomia de 310 km de acordo com o padrão europeu. A versão SE tem 218 cv e 33 kgfm e bateria maior, com 54,2 kWh para 406 km de autonomia.
Uma versão John Cooper Works terá melhorias no chassi e suspensões para dirigibilidade aprimorada, mas manterá os 218 cv da SE.
O Aceman 2025 é bem compacto, com apenas 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,49 metro de altura, porte de um Volkswagen Polo. A cabine oferece espaço para cinco passageiros e 300 litros de porta-malas. O painel é semelhante aos novos Mini, com uma tela redonda flutuante com display OLED de 9,44″ ao centro.
Assim como os Mini Cooper e Countryman, o Aceman tem vários modos de condução, que alteram não apenas a resposta ao acelerador, mas algumas configurações como luzes ambiente, temperatura da cabine, resposta da direção e até o ruído emitido pelos alto falantes durante a rodagem do carro.
Na China, o Aceman será produzido pela joint venture Spotlight Automotive, criada entre BMW e GWM. Somente em 2026, a fábrica da Mini em Oxfort, na Inglaterra, também começará a produzir o modelo.