A Mini vai encerrar a produção da perua Clubman sem projetos para uma nova geração do modelo. A marca lançou na Europa a Final Edition, limitada a 1.969 unidades, em referência ao ano de lançamento da primeira Clubman. É possível que algumas delas cheguem ao Brasil.
O Mini Clubman de despedida só pode ser pintado de três cores especiais, branco, preto ou prata, com acabamento acobreado na grade e faixas no capô, saias laterais e na traseira. Dentro, há couro marrom e preto, e parte do volante em Nappa.
A perua compacta se despede pela terceira vez do mercado mundial. A original foi produzida entre 1969 e 1981 e era basicamente um Mini “esticado”. A segunda, já na era BMW, foi lançada em 2007 com a mesma premissa, e trazia uma curiosa terceira porta que se abria para trás, além do esquema da tampa do porta-malas dividida ao meio. O modelo já não era vendido no Brasil desde 2022.
A geração que agora sai de linha é de 2015, manteve as duas portas traseiras, mas se tornou mais convencional. Porém, ficou quase como uma versão “mais baixa” do SUV Coutryman, com o qual também divide plataforma e trem de força.
Mini elétricos
A Mini agora trabalha forte na eletrificação de sua linha, e a perua ficou sem espaço na nova gama. O tradicional hatch já possui uma versão elétrica que já faz sucesso em vários mercados.
O conceito Aceman EV antecipou o que deve ser a próxima geração de SUVs elétricos da marca, enquanto o Countryman também deve ganhar sua versão totalmente elétrica. O modelo já possui uma variante híbrida.