A Mini deu início à produção em série do Cooper 2025 em versão tradicional a combustão, marcando o evento com uma cerimônia na histórica fábrica de Oxford, na Inglaterra. Este novo modelo, que chega ao mercado com um design renovado inspirado na geração totalmente elétrica revelada em 2023, promete ser mais tecnológico, equipado e seguro.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!A produção do Cooper em Oxford é fruto da colaboração com outras duas fábricas do grupo BMW no Reino Unido. A planta de Swindon é responsável pela produção de prensas de carroceria e subconjuntos, enquanto os motores a gasolina de três e quatro cilindros são montados em Hams Hall, em North Warwickshire. Todas as peças são então enviadas para Oxford, onde ocorre a produção da carroceria, pintura e montagem final.
Desde o lançamento do primeiro Mini moderno em 2001, mais de 4,4 milhões de unidades foram produzidas na Grã-Bretanha, incluindo 150.000 modelos Mini Electric fabricados entre 2019 e 2023. O complexo fabril britânico da Mini está previsto para receber investimentos de mais de 3 bilhões de libras esterlinas nos próximos anos, com a perspectiva de também produzir veículos elétricos. Atualmente, o Cooper EV e o recém-lançado Aceman EV são fabricados exclusivamente na China.
O novo Cooper 2025 tem duas opções de motorização a gasolina. A primeira é um motor 2.0 turbo, que entrega 204 cv de e torque máximo de 30,6 kgfm, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos.
A segunda opção é um motor 1.5 turbo de três cilindros, que rende 156 cv e torque de 23,5 kgfm, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A Mini destaca ainda o conjunto de suspensão e amortecimento ajustado para uma condução ágil, além de uma direção mais precisa.
O interior do novo Cooper traz um volante atualizado, uma tela OLED redonda de 240 mm de diâmetro e uma faixa de interruptores de alternância típica do Mini. O painel possui uma superfície têxtil de duas cores, o teto panorâmico de vidro oferece uma vista ampliada e o porta-malas pode ser expandido de 210 litros para até 725 litros com o rebatimento do banco traseiro na proporção de 60:40.
As vendas do Cooper 2025 já começaram na Europa, com previsão de chegada a outros mercados, incluindo o Brasil, em breve.