A Mini apresentou seu mais recente modelo, o novo Mini Countryman elétrico, que se torna o primeiro modelo fabricado na Alemanha pela marca e o maior na linha atualizada da fabricante britânica.
Com dimensões de 4.433 mm de comprimento, 1.843 mm de largura e 1.656 mm de altura, a terceira geração do Countryman fez sua estreia pública juntamente com o novo Mini Cooper hatch elétrico no Salão de Munique, na Alemanha deste ano.
Este crossover elétrico está disponível em duas versões: o Countryman E, com autonomia WLTP de 462 km e motor elétrico dianteiro de 150 kW de potência e 25,5 kgfm de torque, e o Countryman SE ALL4, que oferece uma autonomia WLTP de 433 km e tração nas quatro rodas com dois motores totalizando 308 cv e 50,3 kgfm de torque.
Os detalhes exatos da capacidade da bateria não foram divulgados, mas ambas as versões podem carregar até 22 kW de energia CA e até 130 kW em um carregador rápido de CC.
Em termos de desempenho, a versão de entrada pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, enquanto o modelo mais potente pode atingir 100 km/h em 5,6 segundos.
O novo Countryman elétrico apresenta um design frontal com uma grade octogonal e faróis de LED configuráveis. O perfil lateral tem uma coluna C redesenhada e opções de rodas de até 20 polegadas.
No interior, destaca-se um painel de instrumentos curvo e uma tela OLED central de 9,44 polegadas. O veículo é equipado com o Sistema Operacional 9 da Mini e pode ser controlado por comandos de voz usando o “Hey Mini” ou um botão no volante.
O Countryman elétrico tem espaço para cinco passageiros e oferece um teto panorâmico de vidro dividido opcionalmente. A fileira traseira de assentos é ajustável em até 130 mm, e o porta-malas oferece um volume de carga de 460 litros, ampliável para 1.450 litros dobrando os bancos traseiros. Há também um compartimento no segundo piso para armazenar os acessórios de carregamento.
O novo Mini Countryman elétrico estará disponível em quatro níveis de acabamento: Essential, Classic, Favoured e JCW.
A produção da terceira geração do Mini Countryman começará na fábrica do BMW Group em Leipzig, Alemanha, ainda este ano, coincidindo com o início da produção do Mini Cooper EV na China. A marca planeja lançar o crossover Aceman em abril de 2024.