Em qualquer carro, geralmente o primeiro quesito a ser observado é o design externo. Desde que o Eclipse Cross foi lançado em nosso mercado, esse foi um dos pontos mais criticados, já que a traseira empregava um visual bastante polêmico, com uma espécie de divisão do vidro.
Todavia, a Mitsubishi apresentou recentemente a linha 2023 do SUV/Crossover Médio, que agora ganha um design ligeiramente menos ousado.
Confira abaixo todas as informações do novo modelo da marca!
Design da nova Mitsubishi Eclipse Cross
Podemos dizer que agora a dianteira do modelo ficou muito mais moderna, embora continue com características já conhecidas (identidade chamada de Dynamic Shield Evolution), como os dois acabamentos em formato de “C invertido” que contornam o conjunto inferior de iluminação.
Os faróis, que antes ficavam no mesmo “compartimento” que o DRL em LED, agora ficam no nível mais baixo do conjunto óptico, deixando a parte superior mais estreita e trazendo a luz de rodagem diurna (DRL) e a seta.
A lateral continua praticamente idêntica, mas utilizando os apliques plásticos pretos (elemento muito comum em SUVs/Crossovers) de forma mais discreta, presentes apenas no arco que contorna as caixas de roda, estas que por sinal são novas.
A grande diferença está presente na traseira, que eliminou a barra vermelha que dividia os dois vidros, algo que tornava o visual ousado demais para a maioria dos consumidores.
O formato “caído” do vidro continua, lembrando um coupé, enquanto o para-choque também foi reformulado e as linhas ficaram menos arredondadas.
Dimensões
Todas as dimensões continuam praticamente iguais, com exceção do porta-malas, que de acordo com a Mitsubishi, teve sua área aumentada em 14%, em razão do novo design traseiro. Porém, infelizmente a montadora não divulgou o volume atual.
Dimensões | |
Comprimento | 4.545mm |
Largura | 1.805mm |
Altura | 1.685mm |
Entre-eixos | 2.670mm |
Vão livre | 21,5cm |
Porta-malas | 473L (Modelo anterior) |
Peso | 1.536kg / 1.603kg (AWD) |
Conjunto mecânico
O powertrain do Eclipse Cross continua sendo exatamente o mesmo, composto pelo propulsor 1.5 turbo à gasolina, o qual rende potência máxima de 165cv aos 5.500rpm e torque máximo de 25,5 kgfm disponíveis entre 1.800rpm e 4.500rpm.
A transmissão é automática do tipo CVT, neste caso simulando 8 marchas.
Já a tração é prioritariamente dianteira, mas a versão mais cara da gama contempla a tração nas quatro rodas, chamada pela montadora de S-AWC.
Ela é comandada através de um seletor no console central e possui diferencial central de acoplamento. A suspensão é independente nas quatro rodas, do tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira.
Desempenho e consumo
Abastecido sempre com gasolina, o Eclipse Cross leva 11,1s para acelerar de 0 a 100 km/h nas versões com tração dianteira, número que aumenta para 11,4s com tração S-AWC. A velocidade máxima é de em 195 km/h para qualquer versão.
O consumo não foi informado, mas levando em conta que modificações mecânicas não foram realizadas, podemos considerar os números anteriores:
- Consumo do modelo com tração dianteira
- Cidade: 10,3 km/l.
- Estrada: 11,9 km/l.
- Consumo do modelo com tração S-AWC
- Cidade: 10,2 km/l.
- Estrada: 11,6 km/l.
Versões e preços da Mitsubishi Eclipse Cross 2023
Confira todas as versões e os principais equipamentos da linha 2023 do Mitsubishi:
Versão | Preço | Equipamentos |
GLS 1.5T CVT | R$186.990 | Lanternas traseiras em LED, DRL em LED, retrovisores elétricos com repetidores de seta em LED e desembaçamento, ar-condicionado digital com saída de ar inferior traseira, direção elétrica, volante multifuncional em couro com regulagem de altura e profundidade, piloto automático, multimídia de 7” com Android Auto e Apple Car Play, controles de tração e estabilidade, 7 airbags, câmera de ré, assistente de partida em rampas, regulagem elétrica dos faróis e sensor de pressão dos pneus. |
HPE 1.5T CVT | R$201.990 | Adiciona faróis em LED, ar-condicionado digital dual-zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento, apoio de braço traseiro, bancos em couro, head-up display, paddle shifts no volante, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, chave presencial, sensor crepuscular e sensor de chuva. |
HPE-S 1.5T CVT | R$221.990 | Acrescenta lavador dos faróis, retrovisores com rebatimento elétrico, teto-solar elétrico panorâmico, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, limitador de velocidade, central multimídia com GPS, piloto automático adaptativo, farol alto automático, sensor de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro. |
HPE-S 1.5T S-AWC CVT | R$232.990 | HPE-S + tração S-AWC. |
Vale ressaltar que a versão de entrada possui um opcional que inclui o revestimento em couro, mas infelizmente a montadora japonesa não informou o valor, assim como o opcional que adiciona o interior com acabamento em cinza claro, o qual está disponível para as duas versões HPE-S.
Conclusão
De fato o Eclipse Cross evoluiu muito no quesito design, agora trazendo um visual muito mais harmônico e possivelmente considerado bonito pela maioria dos consumidores desse segmento de SUVs/Crossovers Médios.
Contudo, infelizmente o valor aumentou bastante em relação ao modelo anterior e não houve um acréscimo de equipamentos, da mesma forma que o interior não recebeu melhorias. Itens de série um pouco mais modernos, como um painel de instrumentos 100% digital e uma central multimídia maior e com mais recursos seriam muito bem-vindos ao Mitsubishi.