Com a transição cada vez mais intensa de veículos com motor a combustão para carros elétricos, 2023 será o último ano de fabricação de diversos modelos muito conhecidos ao redor do mundo. São carros com várias gerações no passado, e que fizeram muito sucesso, mas que ficaram sem espaço no novo cenário global e sairão de linha até o fim deste ano.
Só a Audi vai retirar do catálogo dois modelos muito bem sucedidos em sua história, o R8 e o TT. O R8 não terá linha 2024 e vai encerrar sua história com a versão GT com tração traseira após 16 anos de produção e duas gerações.
O TT diz adeus após 25 anos de história, três gerações e algumas primazias. O modelo foi o primeiro carro do Grupo VW a usar a transmissão de dupla embreagem DSG. O nome não deverá ser usado novamente por um novo carro elétrico e o TT entrará para a história da marca.
Estados Unidos
A Stellantis vai fazer uma limpa em vários modelos antiquados das linhas norte-americanas. O Chrysler 300 deve finalmente sair de linha após 18 anos em produção. Junto com ele, os Dodge Charger e Challenger, levando consigo suas versões Hellcat com o V8 de 6.2 litros Supercharged de mais de 700 cv.
A Mercedes-Benz vai descontinuar os Mercedes Classe C e Classe E Coupê e Cabriolet. Os quatro carros devem substituídos por um único modelo em versões cupê e conversível que a Mercedes já testa.
Outro a deixar o mercado de vez será o Nissan Maxima, o maior sedã da Nissan. O modelo foi lançado nos Estados Unidos ainda no fim dos anos 1980, e não deverá sobreviver à virada de 2024, sendo este ano o último do modelo em linha. A marca vai direcionar seus consumidores para a ampla linha de SUVs da fabricante.