Olhando direto para o propulsor do carro vemos um bloco potente, mas nem por isso ele é indestrutível. Na verdade, quando falamos no motor superaquecendo, precisamos detalhar ao menos as 3 causas principais e como evitar o pior. Confira tudo isso logo abaixo!
De modo semelhante, também já explicamos melhor a retífica do motor: o que é e como evitar. Explicamos se, afinal, retificar o motor compromete ou não a qualidade do veículo. E até sobre os motores que não aceitam retífica: isso é uma evolução ou mancada das montadoras?
Motor aquecendo: o papel do termostato
Como vimos, o motor é algo potente, mas não indestrutível. Na verdade, qualquer fator que diminua de algum modo sua capacidade de dissipar, transferir ou absorver calor já é um perigo. Ou seja, coisas relativamente simples podem evitar grandes prejuízos.
É o caso de um simples termostato defeituoso. Como o papel desse dispositivo é informar o sistema quando o motor precisa de refrigeração a mais, se ele falhar, o estrago será grande. A falha pode, por exemplo, não acionar o ventilador do próprio radiador do carro.
Ou ainda, não liberar o líquido do sistema de arrefecimento. Se o motorista der sorte, antes o carro vai emitir fumaça e apresentar falhas. Mas há riscos de mesmo assim o condutor insistir, ou não entender os sinais, e o superaquecimento comprometer todo o motor.
Motor aquecendo: o líquido de arrefecimento
Falando no líquido de arrefecimento, vale lembrar que manter o seu nível em dia é outra exigência fundamental. De fato, negligenciar esse ponto é outro motivo comum para o motor acabar sofrendo superaquecimento. Tanto quanto a proporção correta de aditivo nesse líquido.
Se tiver dúvidas ou dificuldades, não hesite consultar o manual do carro. Ou ainda, em caso de risco ou falta completa de prática, consulte um especialista e visite uma oficina mecânica. Já o líquido, além da proporção, deve ser inserido na água destilada, evitando também água comum.
Motor aquecendo: o óleo lubrificante
Por fim, precisamos falar também sobre o óleo do motor. Basicamente, aqui a questão fica igualmente entre o nível do olho e sua qualidade. Manter o nível é fundamental porque ele tem papel de reter parte do calor do propulsor, aliviando seu esforço.
Sem falar na função lubrificante, o que faz com que a falta de óleo ou o produto de má qualidade gere desgastes e atritos danosos ao conjunto. Novamente, o manual do proprietário pode ajudar, ou então uma visita a qualquer oficina de confiança.