Todo mundo sabe que essa tecnologia vem para oferecer mais potência aos carros, sobretudo esportivos e de luxo. Mas poucos a entendem em detalhes. Por isso decidimos falar melhor sobre o motor turbinado. Afinal, você sabe como ele funciona na prática?
Falando nisso, por aqui também já explicamos melhor as principais dicas para você aumentar a vida útil do motor automotivo. Como explicamos quais os tipos e os melhores óleos para motor. E até motor retificado e suas implicações!
Motor turbinado: o seu funcionamento
No começo o motor turbinado ou “sobrealimentado” era a paixão dos carros esportivos. Hoje já se sabe que ele tem outras vantagens que vão além da “potência”. Para entender isso, precisamos compreender seu funcionamento e sua tecnologia.
Tudo gira em torno da câmara de combustão do motor e sua relação com a entrega de ar do sistema. O que o motor turbinado faz é pressurizar o ar no que se chama sistema de admissão do motor. O que também altera sua relação com o combustível.
Sim, pois quanto mais ar for admitido, mais combustível será injetado. O que na prática se traduz em maior torque e maior potência no desempenho. Isso graças ao fato de que a pressão da câmara de combustão se torna superior à pressão atmosférica.
O motor aspirado, comparativamente, não conta com esse sistema auxiliar de pressurização. No motor simples o ar é “aspirado” segundo o movimento do próprio pistão do motor. O que resulta numa menor quantidade de combustível no cilindro.
Motor turbinado: vantagens práticas
A primeira vantagem prática do motor turbinado é que ele se aproveita de uma força que no aspirado é descartada. Como vimos, a expulsão dos gases de escape pode ser convertida em energia contra a pressão atmosférica. O que dá mais “autonomia” ao motor.
Essa energia ajuda no funcionamento de todo o sistema. O que vai do coletor de escape até o conjunto do compressor e da turbina. Além disso, as duas câmaras (caixa fria e caixa quente) têm um tamanho proporcionalmente menor em relação ao aspirador.
Isso que pode parecer um detalhe, já faz toda diferença. É como você imaginar o invólucro de um explosivo: quanto mais forte ele for, mais “pressão” será feita e maior a explosão. Outras vantagens do turbo incluem a questão dos poluentes e até da economia.
Na prática, o motor que aproveita a energia dos gases do escape evita que eles sejam totalmente despejados. Isso é feito pensando na motriz do carro, mas gera esse efeito paralelo. O mesmo vale para a economia, que ocorre de modo paralelo.
Isso porque, a depender do torque atingido em termos de pico, o motor muda seu modo de agir. Chega uma hora que ele começa a ganhar e manter potência sem fazer esforço (como “inércia” mesmo). O que economiza combustível até em trechos urbanos.