Quem tem o costume de pegar estradas já sabe dos riscos envolvidos. Alguns ligados não à estrada, mas sim ao condutor. Por isso impressiona quando lemos que o motorista de um Tesla dormiu por 15 minutos ao volante. Afinal, o que aconteceu? Confira!
De modo semelhante, por aqui já falamos sobre os carros da Tesla que vão fechar os vidros sozinhos na chuva. Sobre a tecnologia ADAS: o presente e o futuro dos carros autônomos. E se já existem veículos 100% autônomos em algum lugar do mundo.
Piloto Automático da Tesla pode ser burlado?
Todo mundo sabe que a Tesla protagoniza todo tipo de polêmicas, mas dessa vez não tem a ver com Elon Musk. O ocorrido se deu numa das famosas autobahns alemãs, a via A70, logo na virada do ano. A direção era de Bamberg para Bayreuth.
Inclusive, a situação já nasceu como um “caso de polícia”. Isso porque os agentes rodoviários solicitaram a parada do motorista de um Tesla. O homem, que conta algo em torno de 45 anos de idade, acabou não acatando as buzinas e sirenes da patrulha.
Na verdade, a história começou 15 minutos antes, quando as autoridades perceberam algo peculiar pelo retrovisor. É que o modelo da Tesla vinha atrás e mantinha sempre a mesma velocidade de 110 km/h, de modo automático.
Com a desconfiança sobre a velocidade constante do veículo da Tesla, a polícia iniciou o procedimento. Ao deixar o carro ultrapassar a patrulha, ficou claro que o condutor realmente estava dormindo. Até que veio, enfim, a autuação do infrator.
Agora o leitor deve se perguntar se um Tesla não tem tecnologia que evite isso. Na verdade, sim, mas um dispositivo que engana o sistema tem feito sucesso na Europa. Trata-se de um sistema de pesos que “simulam” o peso das mãos do motorista.
Com isso, o condutor pode fazer outra coisa enquanto o piloto automático dirige. Naturalmente, essa é uma infração grave na Alemanha. Agora o motorista desta história aguarda julgamento e, enquanto isso, está impedido de dirigir.