O Ministério da Justiça notificou a Toyota cobrando explicações sobre as diferenças encontradas no Corolla Cross nacional em relação ao modelo vendido em outros mercados.
A polêmica se concentra por enquanto no abafador final do escapamento do SUV, que é bem visível pela parte traseira.
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O problema piorou, na verdade, justamente pela forma como a Toyota tentou resolver o problema. A linha 2023 do modelo passou a vir com uma pintura escura na parte traseira do abafador, de modo a camuflar a peça. A medida foi adotada também em outros mercados do mundo.
Só que a pintura é de aparente má qualidade e, segundo relatos apontados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), vem descascando e deixando o aspecto ainda pior.
A alegação é de que o material usado pela Toyota brasileira seja inferior ao usado pela marca nos mercados europeu e americano. Além disso, a Senacom também quer saber porque a marca só pintou parte do abafador, e não a peça inteira.
A aparência do escapamento do Corolla Cross vem rendendo críticas desde o lançamento do SUV no Brasil. A peça é bastante proeminente na traseira do veículo. Assim, fica muito visível para quem vê o carro por trás.
Em comunicado, a Toyota brasileira confirma o recebimento da notificação e diz que vai prestar os esclarecimentos pedidos. Também afirma trabalhar para oferecer produtos de alta qualidade, durabilidade e confiabilidade em todos os veículos da marca, incluindo o Corolla Cross.
Só o começo?
Por enquanto, o Ministério Público só deve investigar a Toyota por causa do escapamento. Mas a questão não é a única onde o modelo brasileiro é inferior a versões vendidas em outros mercados.
O Corolla Cross americano tem versões com suspensão traseira independente, mais sofisticada que a barra de torção da versão nacional. O sistema, aliás, usa outro arranjo de escapamento. A suspensão diferente esconde totalmente o abafador final.
Além disso, o freio de estacionamento de todos os Corolla Cross “gringos” é elétrico, ante o pedal usado pelo modelo brasileiro.
E recentemente o mercado americano recebeu a versão híbrida, com um conjunto bem mais moderno que o oferecido por aqui.
Lá, o Corolla Cross híbrido tem sempre tração integral e até 197 cv. Aqui, são só 122 cv.