O perfil do consumidor de veículos no Brasil tem se modificado significativamente e uma das maiores alterações é o comportamento dos jovens que possuem entre 18 e 25 anos. A fase de esperar os 18 anos para tirar carteira de habilitação e comprar um carro novinho vem mudando.
Um levantamento realizado pela Tecnobank confirmou que os planos do carro próprio não são mais unanimidade nessa faixa etária. Mas, ainda que não seja entre os mais novos, muitos brasileiros pretendem, sim, andar em um novo veículo até o fim de 2022.
Muitos consumidores da faixa etária entre 37 e 47 anos e acima dos 70 mencionam planos parecidos. Para o vice-presidente da Tecnobank, Luís Otávio Matias, o cenário de recuperação do setor já permite que os consumidores comecem a se planejar.
O incrível crescimento recente do setor automotivo no Brasil
Concessionária virtual é tendência
A maior parte das pessoas ainda preferem ir até uma concessionária, contudo, a faixa etária entre 23 e 36 anos tende a comprar um carro de modo 100% online. Esse é um reflexo da migração de muitos processos do dia a dia para o ambiente virtual, tendência acelerada pela pandemia.
Atualmente, de acordo com o estudo da Tecnobank, 83,8% das pessoas utilizam a internet para pesquisar preço e 79,9%, para comparar modelos. Quase 30% também prefere os meios on-line para escolher opcionais e fazer o pedido.
Outras tendências
O preço atribuído ao veículo usado são fundamentais na hora de decidir mudar de modelo, marca ou revendedor. Além disso, outro fator considerado pelos clientes é o tempo de espera por um carro novo.