A Neta Auto, divisão automotiva da empresa chinesa de tecnologia Hozon, anunciou hoje sua entrada no mercado brasileiro, marcando mais um passo na nova onda de expansão das montadoras chinesas na América do Sul. Seguindo os passos de marcas como GWM, BYD e Chery (representada pela Caoa), além da Omoda/Jaecoo, a Neta Auto chega ao Brasil com uma estratégia ambiciosa e promissora.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!Fundada em 2016, a Neta Auto lançou seu primeiro modelo, o SUV compacto elétrico N01, em 2018. Desde então, a empresa tem se destacado pelo rápido crescimento e pela inovação tecnológica, incluindo parcerias estratégicas com gigantes como Huawei e CATL para aprimorar a conectividade e o desempenho das baterias de seus veículos.
No Brasil, a Neta Auto adotará uma estratégia semelhante à de outras marcas chinesas, focando principalmente em veículos elétricos. Três novos modelos serão lançados ainda em 2024, posicionados em diferentes faixas de preço: abaixo de R$ 200 mil, na faixa dos R$ 300 mil e acima dos R$ 400 mil. Embora os nomes dos modelos ainda não tenham sido divulgados, é provável que sejam os Neta L, N e X, com o GT sendo estudado para lançamento futuro.
A marca pretende se destacar pela avançada tecnologia de condução, conectividade aprimorada e interação com os ocupantes, além da capacidade de atualizações remotas. O portfólio da Neta Auto no Brasil incluirá tanto veículos elétricos quanto híbridos, com estudos em andamento para o uso de etanol, uma alternativa sustentável popular no mercado brasileiro. Grande parte da linha será baseada na plataforma Shanhai 2.0.
A Neta Auto já planeja a instalação de uma fábrica no Brasil, que funcionará no regime CKD, abastecendo tanto o mercado local quanto outros mercados sul-americanos. No entanto, as operações iniciais em 2024 dependerão de importações da China. A empresa garantiu que a estrutura de vendas e pós-vendas estará preparada desde o início, com estoque de peças para atender às demandas dos consumidores brasileiros, valorizando a importância do suporte pós-venda no mercado.
Os concessionários serão anunciados nos próximos meses, com as vendas previstas para começar no segundo semestre de 2024.