Não seria exagero afirmar que a linha Z da Nissan ajudou a revolucionar o mercado de carros esportivos dos Estados Unidos, pois foi exatamente isso o que aconteceu no outono de 1969, na véspera do Salão do Automóvel de Nova York, quando foi exposto o modelo 240Z.
É interesse demonstrar que até a estreia do 240Z, os compradores americanos de carros estrangeiros preferiam os carros esportivos europeus, especialmente da pequena variedade britânica.
Na verdade, a influência britânica nos Estados Unidos não vinha apenas da música. As montadoras britânicas conseguiram grande mercado em solo norte-americano. Os carros esportivos japoneses, por outro lado, eram apenas um vulto diante do mercado europeu.
Foi justamente a Nissan com a Linha Z, há 50 anos atrás, que quebrou essa escrita e ajudou a modificar o gosto de carros dos americanos.
Nissan 370z
O modelo chegou em 2008 para substituir a geração anterior, chamada de 350z. Apesar de um visual muito mais moderno que o modelo antigo, ele não perdeu a essência de entregar um design único e chamativo.
A traseira continuou com um caimento alongado, mas passou a ter lanternas com formato mais ousado e iluminação em LED.
Conjunto Mecânico
Como sugere seu próprio nome, o motor é um 3.7 V6 aspirado.
Ele rende potência máxima de aproximadamente 332cv aos 7.000rpm e torque na casa dos 37,3 kgfm aos 5.200rpm.
A transmissão pode ser manual de 5 marchas ou automática de 7.
Desempenho
Com o câmbio manual ele realiza a prova de 0 a 100 km/h em torno de 5,3s, passando para cerca de 5,6s com o automático.
A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
370z Nismo
O modelo tinha também uma versão ainda mais esportiva, batizada de Nismo. Além do visual mais agressivo, ela recebe uma reprogramação na motorização, aumentando a eficiência no quesito desempenho.
370z Nismo 2015
370z Nismo 2015.
Conjunto Mecânico
Usando o mesmo motor 3.7, porém recalibrado, a versão Nismo atingia algo em torno de 354cv de potência aos 7.400rpm, enquanto o torque aumentou para aproximadamente 38,1 kgfm, entregue em 5.200rpm.
Inicialmente o câmbio era manual de 6 marchas, mas em 2015 passou a ofertar também o automático de 7 velocidades.
Desempenho
Cerca de 5 segundos eram necessários para acelerar de 0 a 100 km/h.
A velocidade máxima permaneceu cravada em 250 km/h.
370z Roadster
Além da versão mais apimentada, o esportivo da montadora japonesa também contemplou uma versão conversível.
Assim como o antigo 350z, o novo modelo tem uma capota retrátil em tecido, que leva cerca de 20 segundos para ser aberta eletricamente.
A mecânica é igual ao 370z coupé, portanto as diferenças se concentram mesmo no design, que se torna ainda mais exclusivo com a capota aberta.
A traseira, por exemplo, é mais alta e arredondada que a versão “convencional”.
Quanto custa um Nissan 370z no Brasil?
Aqui no Brasil só é possível encontrar modelos usados, vendidos por cerca de R$200.000 a R$250.000, em versões de 2009 a 2012.
Vale lembrar que o modelo não consta na tabela FIPE, mas mesmo que estivesse disponível para consulta, certamente os valores praticados seriam bem diferentes por conta da exclusividade do 370z em nosso país.
Quanto custa um Nissan 370z nos Estados Unidos?
Atualmente ele está definido como esgotado no site oficial de modelos 0km da Nissan, mas na linha 2020 o esportivo japonês foi vendido nos Estados Unidos com preços aproximados entre 34.710 e 46.680 dólares.
Nissan 370z 2020 – edição comemorativa de 50 anos.
Nissan Z: um mergulho na história
A nova geração do 370z muda de nome, assim como aconteceu com a sua geração anterior, chamada de 350z. Agora, pela primeira vez a marca adotou apenas o nome de Nissan Z.
Embora seja muito mais moderno que as gerações passadas, ele estreará em 2022 com um design que remete aos modelos clássicos da linha Z.
A Nissan acertou em cheio ao fazer correspondências entre a versão mais recente e o primeiro modelo de 1969. A primeira geração e a atual compartilham muito na aparência, mesmo que tenham décadas de diferença.
Nem todas as informações já foram reveladas, mas a motorização já foi confirmada!
Ele utilizará um motor 3.0 V6 biturbo, que rende potência máxima de 405cv aos 6.400rpm e 48,4 kgfm a partir de 1.600rpm.
Logicamente ele contará também com novos equipamentos e mais modernidade, mas o destaque é realmente o design, que agora se distancia bastante dos modelos passados 350z e 370z.