A Nissan anunciou um investimento de R$ 2,8 bilhões na sua fábrica em Resende (RJ), com o objetivo de expandir sua participação de mercado. A montadora planeja produzir dois novos SUVs em solo brasileiro, além de um novo motor turbo.
Um dos modelos deverá ser a próxima geração do Kicks, que foi lançado no Brasil em 2016. A nova versão do Kicks está programada para chegar às ruas somente em 2025 com o motor turbo inédito, que também será fabricado na planta de Resende.
Guy Rodriguez, presidente da Nissan América do Sul, enfatizou que esse investimento marca um ponto de virada para a empresa no Brasil. Com a expansão da fábrica de Resende, a Nissan pretende aumentar sua produção e se posicionar como um importante polo de exportação para toda a América Latina. A meta é alcançar uma participação de 7% na região até 2026.
Além disso, o investimento incluirá a entrada de quatro novos fornecedores no parque industrial de Resende, o que contribuirá para o fortalecimento da cadeia de suprimentos e aprimoramento da eficiência na produção dos veículos.
A Nissan já havia sinalizado seu comprometimento com o mercado brasileiro em abril, quando anunciou um investimento de R$ 1,21 bilhão, destinado tanto ao desenvolvimento de novos modelos quanto à “atualização de produto”. O compromisso da empresa foi reforçado durante um encontro em que o CEO global da Nissan, Makoto Uchida, se reuniu com o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, onde confirmou o plano de lançar dois novos SUVs no Brasil.
Embora a montadora não tenha fornecido detalhes sobre o motor turbo que equipará o novo Kicks, a expectativa é que seja uma evolução da família de motores atualmente em uso. Se for semelhante ao propulsor TCe usado pela Renault, que fará sua estreia no Brasil no Kardian no próximo ano, podemos esperar um aumento de potência em relação ao motor atual do Kicks.