A Nissan está prestes a realizar mudanças significativas em seu portfólio. De acordo com uma reportagem recente da agência de notícias Automotive News, o Versa pode estar com os dias contados na estratégia da empresa. A produção do veículo deverá ser encerrada em abril de 2025, sem previsão para o lançamento de uma nova geração.
Veja ofertas de carros usados na Karvi!A decisão faz parte da estratégia da Nissan de simplificar seu portfólio e focar na eletrificação nos próximos anos. Além do Versa, o irmão maior Altima também está na lista de modelos que serão descontinuados. Produzido na fábrica de Canton, no Mississipi, o Altima permanecerá em produção até 2026. Seu futuro após essa data é incerto, e caso uma nova geração seja lançada, é provável que seja oferecido apenas com motorizações híbridas.
Apesar dessas mudanças, a Nissan não pretende abandonar totalmente o mercado de sedãs. A marca continuará apostando fortemente no Sentra, modelo que registrou um aumento de 55% nas vendas nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2024, totalizando 89.028 unidades. O Sentra tem sido eficaz em atrair novos consumidores e manter altos índices de fidelidade entre os proprietários.
Especialistas apontam que o Sentra possui uma boa cobertura de mercado, sem os extremos de tamanho ou custo que afetam o Versa e o Altima. Com um porte e preço médios, o modelo consegue ser tanto lucrativo para a Nissan quanto acessível para o consumidor. O Versa, atualmente o carro zero quilômetro mais barato dos Estados Unidos com um preço inicial de US$ 17 mil, teve um crescimento de 62% nas vendas no último semestre. No entanto, suas margens de lucro apertadas podem não garantir sua continuidade no mercado.
A Nissan da América do Norte ainda não confirmou oficialmente o fim de linha dos modelos. “Os sedãs continuam sendo uma parte importante da estratégia de produto da empresa, proporcionando vantagens em vários atributos. A Nissan está comprometida em oferecer uma linha completa de veículos que atendam às necessidades de nossos clientes em diversos segmentos”, afirmou Brian Brockman, porta-voz da marca.
O Versa é produzido principalmente na fábrica de Aguascalientes, no México, abastecendo tanto o mercado dos Estados Unidos quanto o da América Latina, incluindo o Brasil.