Confira a tabela com o preço atual e os equipamentos que estão presentes no Nissan Leaf:
Versão | Principais Equipamentos |
Tekna Eletric AT – R$287.990 | Ar-condicionado digital, chave presencial, central multimídia de 8”, controles de estabilidade e tração, bancos em couro, apoio de braço dianteiro, faróis de LED, painel de instrumentos digital com tela de 7”, faróis de neblina, sensor crepuscular e de chuva, DRL em LED, retrovisores com aquecimento e rebatimento elétrico, lanternas traseiras em LED, rodas de liga-leve R17, câmera de ré, bancos dianteiros com aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático adaptativo, câmera 360°, 6 airbags, frenagem autônoma de emergência, sensor de fadiga, sensor de ponto cego, alerta de saída de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de pressão dos pneus e assistente de partida em rampas. |
O Nissan Leaf tem alguns diferenciais sobre os carros elétricos das montadoras “menos premium” no mercado brasileiro.
A primeira grande diferença e que joga a favor do Nissan Leaf é o visual. É fato que o modelo tem um design único, mas sem exagerar na proposta futurística que muitos carros, principalmente os elétricos, usam de forma excessiva.
Montadoras como Volvo, Audi, BMW, Jaguar e Mercedes-Benz já desembarcaram no Brasil seus elétricos com um design mais próximos dos carros a combustão, mas outras marcas ainda apostam em um visual próprio para um elétrico.
Não que o Renault Zoe e o Chevrolet Bolt EV tenham tantos atributos futuristas, mas eles têm um estilo próprio e característico do mercado de elétricos, já que são monovolumes com aspecto de hatch, enquanto o Nissan Leaf tem o padrão de um hatch médio, como se fosse um carro convencional.
Inicialmente o Nissan Leaf ainda possuía um bom preço frente aos concorrentes, e mesmo que atualmente custe R$287.990, ainda é mais acessível que o Chevrolet Bolt EV. Porém, com a chegada de outros modelos na casa dos 250 mil como Peugeot e-208 e Fiat 500e, seu preço se tornou mais alto e seu custo-benefício se tornou menos interessante.
Motorização
O elétrico da Nissan utiliza um motor elétrico que rende uma potência equivalente a 149cv com torque de 32,6 kgfm.
A transmissão funciona como uma automática, e é manuseada através de uma espécie de joystick que substitui a alavanca de transmissão.
As vantagens do carro elétrico
Assim como os outros concorrentes, o Nissan Leaf traz todas as vantagens de um carro elétrico, tais como o zero consumo de combustível e o baixo custo de manutenção, o que faz o custo elevado de aquisição se diluir em alguns anos de uso.
Obviamente que com a massificação da produção de carros elétricos nos próximos anos, o Nissan Leaf deve se tornar uma compra ainda melhor principalmente para quem mora nos grandes centros urbanos, como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Isso porque essas cidades já possuem muitos postos de recarga, inclusive nos trajetos entre elas, além do carro elétrico ser mais adequado para o uso urbano.
Para você ter ideia do custo de manutenção do Nissan Leaf, basta notar que o valor total das suas 6 primeiras revisões (60.000km) é praticamente o mesmo da primeira revisão (10.000km) de um carro popular.
E, se você comparar a lista de equipamentos de conforto e segurança e o desempenho do Nissan Leaf, certamente ele se sairá bem frente aos sedans médios e alguns hatches médios que ainda “sobraram” em nosso mercado.