Muita gente se pergunta se a pessoa que está com nome negativado consegue acesso a crédito para, por exemplo, financiar um veículo. Na verdade, a questão não é tão simples, nem taxativa. Por isso, abaixo explicamos melhor: afinal, dá para comprar carro com nome sujo? Entenda de uma vez por todas!
Vale lembrar que por aqui nós também já falamos sobre como financiar um carro: as taxas, os juros e mais. Sobre o score de financiamento de veículos: veja qual a pontuação ideal para parcelar. E até sobre comprar um carro no cartão de crédito: veja se é possível e até onde é possível ir. Não perca!
Comprar um carro com nome sujo: por empréstimo
Quando se fala em comprar um carro com nome negativado, a primeira opção que surge é essa. Trata-se, realmente, da mais óbvia, que consiste em contrair um empréstimo com empresas especializadas. Contudo, isso pede vários cuidados e ressalvas.
Primeiro, é preciso considerar o motivo do nome sujo, afinal, pode ser que você já esteja enrolado com outras dívidas e pendências. Então, nem sempre contrair uma dívida especial com instituições especializadas vai ser uma boa ideia. Até porque, as taxas de juros e serviços são ainda maiores, claro.
Além disso, considere que, junto com as dívidas já existentes, virá o custo normal de rotina e de manutenção de um carro, que pode ser elevado no dia a dia. Considere também o risco de cair em inadimplência e perder o bem, por meio da famosa busca e apreensão de carros.
Lembrando que a dívida original, que deixou o nome negativado, também precisa ser tratada com atenção, para não piorar. Hoje é possível acompanhar tudo isso pela internet, diretamente pelo portal Serasa Consumidor. E até renegociar a dívida original e fazer propostas de acordo.
Comprar um carro com nome sujo: 3 dicas bônus
Se você não quer contrair mais dívidas, restam 3 possibilidades para você, como se fossem dicas bônus. A primeira delas é juntar dinheiro para comprar o carro à vista, nem que isso empurre você para um modelo de veículo anterior. Afinal, há várias vantagens em comprar um carro à vista.
Porém, todo mundo sabe que nem sempre é fácil conseguir guardar dinheiro. Alguns não conseguem por falta de costume e disciplina, outros porque o orçamento realmente é justo. Nesses casos, restam outras 2 saídas possíveis. Para começar, comprar por meio de um CNPJ.
Hoje em dia é muito comum alguns profissionais liberais, autônomos e até vendedores terem CNPJ. Então, lembre-se que seu CPF está negativado, mas isso não influencia diretamente em uma empresa que esteja no seu nome. Basta os impostos e encargos dela estarem em dia.
O próprio Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, que fazem financiamento de veículos, realizam esse tipo de empréstimo. Por fim, a terceira dica é comprar no nome de um terceiro. Desde que seja alguém de extrema confiança, evidentemente.
No fim das contas, é preciso ter consciência para que nenhum dos lados saia prejudicado. Nem a pessoa que se ofereceu, e para isso você precisa pagar as parcelas do financiamento em dia. Nem você, lembrando que no fim das contas o carro estará no nome de outro.