A Ford realizou a primeira exibição da Maverick, com a apresentação estática da picape que chega ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2022.
O modelo será lançado na versão Lariat FX4 (a mais completa vendida no mercado norte americano), de perfil levemente off-road, com atributos para atrair tanto os fãs de aventura como clientes que buscam um veículo de uso predominantemente urbano.
O design da Ford Maverick segue a tendência da atual linha global de picapes da Ford. A frente com faróis em formato C invertidos, unidos por uma barra dupla horizontal, é inspirada na F-150.
As grandes lanternas traseiras exibem um grafismo semelhante. As rodas de liga leve de 17”, com design esportivo e na cor preta, são calçadas com pneus de uso misto da Pirelli.
Concorrentes
Apesar da Maverick contar com tração integral AWD, o foco do modelo realmente é ser um veículo confortável para utilização urbano.
Isso se deve à sua altura em relação ao solo e ângulos de entrada e saída, relativamente baixos quando comparados a outras picapes. A principal concorrente da Ford Maverick será a Fiat Toro em suas versões topo de linha, que utilizam motor diesel e tração 4×4.
Outra concorrente será a nova Chevrolet Montana, que também será lançada no ano que vem e utilizará a base do Tracker.
Por mais que a Ford Maverick seja uma excelente opção, o mercado brasileiro está cheio de ótimas picapes 4×4.
Motor e câmbio
Com o conjunto formado por motor 2.0 EcoBoost (somente a gasolina), tração integral AWD e transmissão automática de oito velocidades, a Maverick promete tem um performance muito boa, com uma esportividade que vai muito além do visual.
Receber o selo “Raça Forte” significa que o modelo atende também todos os requisitos de eficiência e durabilidade que compõem o DNA da família de picapes da marca.
Equipamentos e preço
Embora a Ford Maverick utilize a mesma plataforma do Ford Bronco Sport, ela deverá ter um preço um pouco menor que seu irmão SUV. A Maverick também tem alguns equipamentos a menos, caso da ausência do teto solar, GPS embarcado na central multimídia, e bloqueio do diferencial traseiro. Estima-se que o preço da Maverick fique na casa do R$ 250.000.
O painel digital, o volante multifuncional, o console, os bancos com acabamento em duas cores e a tela multimídia de 8” são alguns dos itens de série do modelo.
Como os demais modelos da marca, a Maverick terá conectividade de série com o aplicativo FordPass, que coloca informações e comandos remotos na palma da mão para facilitar a vida do usuário e criar uma interação completa com o veículo.
O interior do modelo também é bem resolvido, com boa ergonomia e versatilidade. Em todos os espaços nota-se a preocupação com o uso funcional, trazendo soluções criativas como o compartimento sob o banco traseiro para guardar objetos em viagens e no dia a dia.
Na caçamba, a picape traz um conceito inovador, chamado flexbed, que aumenta a flexibilidade para transportar diferentes tipos de equipamentos e bagagem.
Acessórios como santantônio, aerofólio de teto e da traseira, estribos laterais, porta-objetos e cobertura elétrica da caçamba estarão disponíveis como acessórios. A cabine tem também encaixes que permitem a fixação de porta-objetos personalizados, criados com impressoras 3D.
Cores da Ford Maverick
A Maverick terá uma paleta de cores ampla, com dez opções. Confira todas abaixo:
- Vermelho Aurora;
- Laranja Delhi;
- Azul Malacara;
- Azul Lyse;
- Azul Indianápolis;
- Cinza Torres;
- Cinza Dover;
- Prata Orvalho;
- Branco Ártico;
- Preto Astúrias
Outras informações, como dados de desempenho e preço, serão divulgadas mais próximo do lançamento.
Está pensando em comprar uma picape? Então confira também nossa matéria sobre qual picape comprar em 2022, onde listamos as opções disponíveis no mercado brasileiro.