Fruto de uma parceria entre Volkswagen e Ford para produção de veículos elétricos e comerciais leves, a nova geração da Amarok já vem sendo especulada há muito tempo.
A primeira geração foi lançada no primeiro semestre de 2010 (inclusive no Brasil), o que significa que ela sobreviveu até agora, 12 anos antes de ganhar uma completa reformulação.
Depois de palpites, especulações e projeções, a picape média da Volkswagen finalmente ganhará uma nova geração, que já tem data para ser completamente revelada: 7 de julho de 2022.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Amarok: nova geração vem ao País?
Antes que você se anime em ver a nova geração da Amarok no Brasil, vale dizer que sua vinda é bastante incerta, e vamos te explicar o motivo:
Essa nova versão não deve ser produzida aqui na Argentina, ou seja, não deve ser vendida por aqui.
Além disso, a Volkswagen já anunciou um investimento de US$ 250 milhões na fábrica do país vizinho apenas para a renovação da sua picape média.
O visual que será atualizado depois de 12 anos praticamente sem alterações, além de adotar mais equipamentos de segurança e comodidade a partir da linha 2023.
Nova Amarok: detalhes
Desenvolvida em parceria com a Ford, conforme já mencionamos, a picape da VW abandonará a plataforma atual e passará a ser montada sobre a base da nova Ranger, que já estreou em outros mercados.
O comprimento chegará aos 5.350 mm, enquanto a altura atinge 1.880 mm, e a largura, 1.910 mm. O novo entre-eixos terá distância de 3.270 mm.
A capacidade de carga agora foi aumentada para 1.200 kg e a capacidade de reboque alterada para 3.500 kg em todas as versões.
A Volkswagen confirmou que a picape terá pelo menos 5 versões, uma sem nome específico e as outras chamadas de Life, Style, Panamericana e Aventura, respectivamente.
Motorização ainda é um ponto desconhecido para a nova caminhonete, mas sabe-se que ela terá 1 motor à gasolina e 4 motores a diesel, com opções de 4 ou 6 cilindros.
Entre os motores com cilindrada de 2.0 a 3.0 litros, um provavelmente será um novo motor V6 turbodiesel mais eficiente que o atual 3.0 V6 de 258 cv da Amarok. Ainda não sabemos se essa motorização V6 tem origem Ford ou Volkswagen.
No último teaser da marca, ela mostrou a tecnologia IQ Light para a picape. Essa tecnologia de melhores faróis de LEDs já está presente no Taos aqui no Brasil, nas versões mais caras.