O Novo Audi A3 já está disponível no Brasil, tanto na carroceira Sedan como na Sportback.
Em sua quarta geração na versão Sportback e segunda na Sedan, o Audi A3 é um veículo que possui uma rica história: é o modelo mais vendido da história da marca no País e, no mundo, já teve mais de 4 milhões de unidades comercializadas.
Design exterior e dimensões do Audi A3
As novas gerações dos A3 Sedan e A3 Sportback apresentam proporções dinâmicas e um design esportivo. A ampla grade frontal Singleframe e as grandes entradas de ar na parte frontal acentuam seu caráter dinâmico.
A linha de ombro da carroceria se estende suavemente dos faróis às luzes traseiras e a área logo abaixo dessa linha nas laterais é curvada para dentro – este é um novo elemento do design que dá maior ênfase aos arcos das rodas.
Seu desenho moderno já rendeu prêmios de design na Europa em 2020.
Os faróis e as lanternas são Full LED e inclusive contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Como opcional é possível adicionar os avançados faróis Full LED Matrix, que agregam beleza e exclusividade ao A3 com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo.
O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente, e além de mais eficiente e dinâmico, contribui para o aumento de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais veículos nas vias.
Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metros de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor.
A altura de 1,43 metros e a distância entre eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo da inclinação do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas.
A versão Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é 4 centímetros mais comprido – a distância entre eixos permanece inalterada.
A largura aumentou 2 centímetros, para 1,82 metros, e a altura subiu 1 centímetro, para 1,43 metros. Isso resultou em um aumento de bons 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.
Design interior
O design esportivo continua no interior com alguns elementos inspirados no Lamborghini Urus, como as saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha, muito mais elegante, minimalista e tecnológica – seu acionamento agora é eletrônico e utiliza o conceito shift-by-wire, sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.
O cockpit dos novos A3 tem foco total no motorista e elementos que chamam a atenção, como bancos dianteiros super esportivos com apoio de cabeça integrados ao assento, acabamentos de alumínio, maçanetas de portas marcantes e um painel de instrumentos com aparência black-piano em diversos detalhes.
Ele usa elementos familiares dos modelos de classes mais altas da marca e está equipado de série com um display sensível ao toque de 10,1 polegadas – integrado no centro do painel de instrumentos, ele reconhece letras inseridas à mão, fornece feedback acústico.
O Audi Virtual Cockpit de 12,3” complementa as informações para o motorista e permite três visualizações diferentes, incluindo gráficos com visual esportivo.
Os novos Audi A3 Sedan e Audi A3 Sportback se conectam ao smartphone do usuário através do Apple CarPlay ou Android Auto. Há ainda o Audi phone box light, que carrega o celular por indução.
Motor e câmbio
O conjunto mecânico da versão de entrada é composto pelo motor 1.4 TFSI, um turbo de 4 cilindros em linha. O motor é o mesmo utilizado em alguns modelos da Volkswagen, mas que por lá contam com a tecnologia flex.
A potência e o torque são os mesmos, atingindo 150cv aos 6.000rpm e 25,5 kgfm em 1.450rpm. Com esse motor trabalha a transmissão automática de 8 velocidades.
O segundo powertrain contempla a motorização 2.0 TFSI, também turbo de 4 cilindros em linha e apenas à gasolina. Também é usado em alguns modelos da Volkswagen, como o Jetta GLI e o Tiguan Allspace R-Line, mas com calibrações diferentes.
Enquanto o 2.0 350TSI rende até 230cv no Jetta, o A3 Sedan entrega apenas 190cv aos 4.250rpm, alcançando um torque máximo de 32,6 kgfm aos 1.450 rpm. O câmbio neste caso é um automatizado de dupla embreagem com 7 marchas, apelidado de S-Tronic.
Felizmente o conjunto de suspensão é independente nas quatro rodas, o que proporciona boa dinâmica e conforto. Os freios também são a disco nas quatro.
Desempenho
Segundo o informado pela Audi, o A3 Sedan 1.4 TFSI acelera de 0 a 100 km/h em 8,8s e alcança 227 km/h. São bons números, mas não incríveis.
O consumo com esse motor não é muito bom, alcançando somente 9,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. Já com o 2.0 turbo os dados sobem para 10,1 km/l em trajeto urbano e 12,5 km/l no percurso rodoviários. Estes sim são bons números considerando a potência e o desempenho entregues por essa motorização.
Conforme dissemos, o melhor desempenho está concentrado mesmo na versão mais cara, com o motor 2.0 TFSI. A prova de 0 a 100 km/h é feita em apenas 7,4s, enquanto a velocidade final é cravada em 248 km/h.
Equipamentos
Na versão inicial S-Line Limited 1.4 TFSI Automática é possível encontrar itens como bancos em couro, faróis full LED, lanternas traseiras full LED com luz de seta dinâmica, rodas de liga-leve R18, 6 airbags, sensor de pressão dos pneus, sensor crepuscular e de chuva, soleiras em alumínio com iluminação, luz interna ambiente, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento.
Outros equipamentos presentes no Audi A3 são:
- Retrovisor interno eletrocrômico;
- Ar-condicionado digital dual-zone com saídas de ar traseiras;
- Chave presencial;
- Painel de instrumentos Virtual Cockpit de 12,3”;
- Central multimídia MMI de 10”;
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
- Câmera de ré;
- Freio de estacionamento eletrônico;
- Assistente de partida em rampas;
- Sensor de fadiga;
- Piloto automático com limitador de velocidade;
- Volante multifuncional;
- Modos de condução;
- Sistema start-stop e Park Assist (Estacionamento automático).
Opcionais: O primeiro pacote adiciona os faróis full LED Matrix, mas também é possível adicionar retrovisores externos e aerofólio traseiro em carbono.
A alternativa mais cara Performance Black 2.0 TFSI S-Tronic traz também acabamentos externos em black piano, teto-solar elétrico panorâmico, banco do motorista com ajuste elétrico, sistema de som com 10 alto-falantes e carregador de celular por indução.
Opcionais: Assim como a versão de entrada, os faróis com tecnologia LED Matrix estão disponíveis como opcional. Nesta versão também há o pacote S-Line Interior, que soma os bancos esportivos em couro, volante em couro perfurado com logo S-Line, pedaleiras em alumínio e acabamento em couro adicional nas portas e console.
Também é possível equipá-lo com o pacote de luzes ambientes, que engloba iluminação ambiente em diversos pontos do interior com cor personalizável.
O último opcional também inclui na lista de equipamentos o sistema de som premium Bang & Olufsen com 15 alto-falantes e som 3D.
Conclusões
Desempenho e dirigibilidade esportiva são pontos fortes do Audi A3 Sedan, assim como o bom acabamento. O problema é que apesar de seu alto preço, fazem falta os itens de condução semiautônoma, como piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego e entre outros.