A picape média da montadora japonesa, a Nissan Frontier, que era vendida no Brasil até pouco tempo atrás já estava relativamente defasada quando a comparávamos com a concorrência, pois trazia um design “cansado”, equipamentos razoáveis e uma grande ausência de modernidade em seu interior.
Para aumentar suas vendas, que já não são se destacam há bastante tempo, a Nissan acaba de aplicar uma reestilização na picape, onde diversos pontos foram melhorados. Confira abaixo todas as novidades da nova Frontier!
Design
Conforme antecipamos em matérias anteriores, o visual da picape segue o facelift que foi aplicado ao mesmo tempo na Argentina, onde o modelo é fabricado e exportado para o Brasil.
Com uma clara inspiração em sua irmã maior Titan, a dianteira ganhou uma nova grade que traz o nome do modelo gravado no topo, podendo ser cromada ou preta, a depender da versão.
O para-choque também é novo, com um formato vertical para os faróis de neblina, que assim como os faróis principais, são de LED.
A lateral não possui praticamente nenhuma mudança significativa, com exceção das novas rodas.
A traseira traz lanternas em LED, ao menos para a guia e a luz de freio, enquanto a seta e a luz de ré continuam convencionais. Para evidenciar o nome da picape, a tampa da caçamba recebeu novos vincos que “contornam” o “Frontier” estampado.
No interior, os itens que mais chamam atenção são os novos bancos e volante, que agora é basicamente o mesmo de Kicks, Versa e Leaf.
Vale ressaltar que a versão PRO-4X entrega um design mais específico e voltado ao off-road, onde há detalhes em vermelho, inclusive no símbolo da Nissan, que possui o “círculo” pintado em preto.
Dimensões e capacidades da nova Nissan Frontier
Veja as capacidades e dimensões de cada versão da nova Frontier:
Conjunto mecânico
Como era esperado, o powertrain da Frontier permanece praticamente idêntico, com uma pequena alteração: a configuração turbodiesel do motor 2.3 agora rende 163cv (contra 160cv do anterior) aos 3.750rpm, com torque de 43,3 kgfm (contra 41 kgfm) disponível entre 1.500rpm e 2.500rpm.
A opção 2.3 biturbo diesel continua com seus 190cv obtidos em 3.750rpm, e 45,9 kgfm de torque alcançados entre 1.500rpm e 2.500rpm.
Vale ressaltar que o propulsor da Frontier agora recebe um tanque de ARLA32, um reagente líquido composto por 32,5% de ureia, para diminuir a emissão de poluentes e assim se enquadrar nas novas normas do Proconve L7.
O câmbio continua sendo manual de 6 marchas para a versão S (sempre turbodiesel) e automático de 7 velocidades para as demais versões (todas biturbo diesel).
A tração continua sendo 4×4, e o bloqueio do diferencial traseiro infelizmente está presente somente na versão de topo PRO-4X.
O conjunto de suspensão, que já era referência no quesito conforto, recebeu um novo ajuste nos amortecedores. Já o sistema de freios traz disco nas quatro rodas, algo incomum no segmento.
Desempenho e consumo da nova Nissan Frontier
Infelizmente os novos números de desempenho não foram divulgados, mas estes são os dados de consumo, de acordo com o Inmetro:
- Versão 2.3 Turbodiesel
- – Cidade: 9,5 km/l.
- – Estrada: 10,9 km/l
- Versão 2.3 Biturbodiesel
- – Cidade: 9,1 km/l.
- – Estrada: 11 km/l.
Versões e equipamentos Nissan Frontier
Veja os principais itens de série de cada versão e os preços atuais da nova Nissan Frontier!
*É importante lembrar que infelizmente a Nissan ainda não divulgou os equipamentos das configurações SE e XE, pois ambas ainda não foram lançadas.
Versão | Preço | Principais Equipamentos |
S 2.3 4×4 Manual | R$230.190 | Apoio de braço traseiro, ar-condicionado manual com saídas de ar traseiras, piloto automático, direção hidráulica, painel de instrumentos de 7”, vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional com regulagem de altura, retrovisores elétricos, 6 airbags, assistente de descida, controles de tração e estabilidade, DRL, repetidores de seta, assistente de partida em rampas e 2 alto-falantes. |
SE 2.3 4×4 AT | R$258.990 | Não informado. |
Attack 2.3 4×4 AT | R$263.690 | S + câmera de ré, painel de instrumentos multifuncional de 7”, estribo lateral, faróis de neblina, rack de teto, retrovisores com repetidores de seta em LED, 4 alto-falantes e central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay. |
XE 2.3 4×4 AT | R$278.990 | Não informado. |
Platinum 2.3 4×4 AT | R$314.590 | Attack + chave presencial, bancos em couro, sensor crepuscular e de chuva, ar-condicionado digital dual-zone, banco do motorista com ajustes elétricos, apoio de braço dianteiro, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento traseiros, teto-solar elétrico, volante em couro, retrovisores com rebatimento elétrico, faróis dianteiros e DRL em LED, frenagem autônoma de emergência, sensor de fadiga, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensores de ponto cego com correção automática, farol alto automático, câmera 360° e 6 alto-falantes. |
PRO-4X 2.3 4×4 AT | R$314.590 | Platinum + visual aventureiro e detalhes off-road. |
Painel e multimídia
O quadro de instrumentos felizmente é novo, trazendo agora uma tela digital de 7”, semelhante à de outros modelos da Nissan como Kicks e Versa.
Lamentavelmente a montadora japonesa ainda não investiu em conectividade, ao menos em sua picape média. Por esse motivo a central multimídia da Frontier ainda é relativamente básica, com tela de 8” e apenas com conexão por fio para Android Auto e Apple CarPlay, sem entregar uma projeção wireless (sem fio) ou um carregador de celular por indução, por exemplo.
Um sistema de conectividade inteligente ou uma tela maior também seriam bem-vindos.
O sistema de som inclui apenas 2 alto-falantes dianteiros na configuração mais básica S, que também traz volante multifuncional mas não possui rádio ou multimídia. A configuração Attack adiciona a central e 2 tweeters frontais, enquanto as duas mais caras (Platinum e PRO-4X) contam também com 2 alto-falantes nas portas traseiras, totalizando 6.
Vale a pena comprar a nova Nissan Frontier?
Por mais que ainda faltem alguns recursos interessantes, sem dúvidas podemos afirmar que a Nissan Frontier evoluiu muito, mesmo que sua geração não tenha sido trocada.
Com novos recursos de direção semiautônoma, mais equipamentos e um design muito mais moderno, agora a picape da montadora japonesa possui mais chances de aumentar suas vendas no mercado brasileiro.
A escolha de uma picape média no Brasil é complicada, já que cada uma das integrantes desse segmento possui características específicas que acabam atingindo públicos um pouco diferentes. Contudo, podemos afirmar que agora a Frontier se torna uma ótima opção de compra, principalmente para quem busca uma picape bastante confortável e com design moderno.