A Hyundai revelou oficialmente as versões e especificações que a sua nova picape Santa Cruz terá nos Estados Unidos, embora ainda não tenha revelado os preços. O modelo terá quatro versões e dois motores disponíveis.
As duas versões iniciais, SE e SEL, utilizam o motor 2.5 aspirado com 190 cv de potência e 24,8 kgfm de torque. Já as versões mais completas SEL Premium e Limited utilizam um motor 2.5 turbo com 275 cv potência e 42,8 kgfm de torque. Em todas as versões existe a opção de tração integral nas quatro rodas.
Na versão SE o modelo já oferece central multimídia com tela de 8 polegadas, câmbio automático de oito marchas e pode ter a tração integral 4×4 como opcional. A versão SEL traz chave presencial com partida por botão, banco do motorista com ajustes elétricos e aquecimento, espelhos laterais aquecidos com alerta de pontos cegos, e painel com tela digital de 10,25 polegadas.
Na versão SEL Premium o câmbio é um robotizado de dupla embreagem com oito marchas, e o volante possui paddleshifts. Os faróis são em LED e a existe a possibilidade de usar o smartphone como chave. Na versão topo de linha Limited existe central multimídia de 10,25 polegadas, sistema de som premium, bancos em couro ventilados e aquecidos. Há também o Blind Spot View Monitor, sistema que tem uma câmera para monitorar o ponto cego e exibe a imagem quando utiliza a seta. Essa versão ainda oferece rodas 20 polegadas como opcionais.
Quanto custa a Hyundai Santa Cruz?
Por ainda não ter sido anunciada no Brasil, a Santa Cruz ainda não possui um valor oficial em nosso país. Nos Estados Unidos o preço de entrada do veículo é US$ 23 mil, o que convertendo na cotação atual daria em torno de R$ 124 mil. Esse valor é a conversão direta, ignorando os impostos que serão adicionados.
Vale lembrar que às vezes as montadoras preferem arcar com o prejuízo para ter o carro rodando nas ruas. Por isso o preço ainda pode variar.
Carro | Preço |
Hyundai Santa Cruz | Em torno de 124 mil reais |
Hyundai Santa Cruz ou Fiat Toro?
A Hyundai Santa Cruz tem chamado atenção, mesmo antes de seu lançamento, por conta do seu design bastante arrojado. E é quase impossível não comparar a proposta da Hyundai Santa Cruz com a Fiat Toro, sobretudo por conta das dimensões de ambos os modelos.
Comprimento | Entre-eixos | Largura | Altura | |
Fiat Toro | 4.944 mm | 2.990 mm | 1.844 mm | 1.743 mm |
Hyundai Santa Cruz | 4.971 mm | 3.005 mm | 1.905 mm | 1.694 mm |
Em matéria de motorização os modelos são bem diferentes. Enquanto a Santa Cruz utiliza motores 2.5 somente a gasolina, a Fiat Toro no modelo 2022 recebeu o novo motor 1.3 turbo GSE com potência máxima de 185 cv e torque máximo de 27,5 kgfm. Também está disponível a motorização 2.0 diesel com potência de 170 cavalos e torque de 35,7 kgfm.
Toro 1.3 tubo Flex | Santa Cruz 2.5 gasolina | Toro 2.0 turbodiesel | Santa Cruze 2.5 Turbo gasolina | |
Potência | 185 cv | 190 cv | 170 cv | 275 cv |
Torque | 27,5 kgfm | 24,8 kgfm | 35,7 kgfm | 42,8 kgfm |
Ambas utilizam o conceito de carroceria monobloco, o que dá mais conforto aos modelos, muito diferente das picapes médias que utilizam construção de cabine sobre chassi. Aliás ambas compartilham plataforma com “SUVs”, no caso da Fiat Toro usa a mesma base do Jeep Renegade e Jeep Compass, e a Santa Cruz compartilha a engenharia com o Hyundai Tucson.
Vem para o Brasil?
Será que a Hyundai Santa Cruz vem para o Brasil? Embora tenha um mercado potencial que a própria Fiat Toro popularizou no Brasil e mostra bons número de venda, a conta para a Hyundai tornar a venda da Santa Cruz viável por aqui é bem complicada.
A hipótese mais provável caso o modelo realmente seja vendido por aqui, é de que ele seja importado. Porém é muito pouco provável que utilizasse o motor 2.5 por aqui. Modelos com motores acima de 2.0 pagam uma tributação maior e isso deixaria a picape bem mais cara que a Fiat Toro, colocando-a no patamar das picapes de categoria superior como Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Chevrolet S10, Ford Ranger e outras. Uma solução seria colocar outro motor no modelo, como o 1.6 turbo que já é utilizado no Hyundai Tucson vendido por aqui, isso tornaria mais viável vender o modelo no Brasil.
Fabricar a Santa Cruz por aqui também seria algo muito pouco provável, pois a fábrica da Hyundai em Piracicaba atualmente fabrica somente os modelos compactos da marca, HB20 e Creta, e fabricar um modelo fora dessa família exigiria altos investimentos na fábrica, o que o provável volume de vendas da picape não justificaria.
A volatidade do dólar e escassez de componentes por causa da pandemia também é outro impeditivo. Essa situação deve fazer com a Hyundai priorize a venda da Santa Cruz em outros mercados maiores antes de pensar em trazer o modelo ao Brasil.
Por fim existe o problema da rede concessionárias, pois os modelos importados da Hyundai são de responsabilidade da Hyundai CAOA, e são vendidos em concessionárias diferentes das que vendem a linha HB20 e Creta. E essas concessionárias quando comparadas com as dos modelos nacionais, são em um número muito menor, dificultando a venda da Santa Cruz.
Ou seja, caso a Hyundai decida enfrentar todos esses obstáculos realmente trazer a Santa Cruz para o Brasil, o modelo deve vir importado provavelmente em versão única com uma motorização diferente da que é vendida nos Estados Unidos, e com um volume baixo de unidades.