A Toyota mostrou nos Estados Unidos a nova geração da Tacoma, sua menor picape vendida por lá. O novo modelo antecipa algumas linhas que deverão estar também na próxima geração da Hilux, que está em desenvolvimento e será a picape global da Toyota. A nova Hilux será lançada somente em 2024.
A plataforma será a mesma, TNGA-F, modular para veículos com carroceria sobre chassi, como as picapes. A nova plataforma trará construção mais moderna à próxima Hilux, com aço de maior resistência, maior rigidez torcional da carroceria e possibilitará que a picape tenha suspensão traseira independente, como nas Tacoma mais caras.
As linhas da Tacoma foram registradas no Inpi brasileiro, e dão dicas quentes de como será a próxima Hilux. A nova picape deverá ser mais “parruda”, algo como a atual Hilux GR-S já é, mais larga e musculosa. Os faróis são menores e de LED. Atrás, a Hilux também poderá ganhar lanternas de LED mais finas, como na Tacoma.
A cabine também deve ganhar um banho de loja, com painel digital e central multimídia com tela grande. Na Tacoma, o cluster pode ter 12,3″ e o multimídia pode chegar a 14″ de acordo com a versão. Há Android Auto, CarPlay sem fio, carregador por indução e até retrovisor interno digital.
A maior diferença entre Tacoma e Hilux deverá estar sob o capô. Para o mercado americano, a Tacoma foi lançada com opções com motor 2.4 turbo a gasolina em configurações de 231 cv, 273 cv e 282 cv, com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 dependendo da versão.
Tacoma híbrida
Há ainda uma inédita versão híbrida, onde o 2.4 turbo é acoplado a um motor elétrico de 48 cv, entregando 330 cv combinados. A bateria tem apenas 1,9 kWh, quase o mesmo de um Corolla híbrido, denotando que o conjunto servirá apenas para ajudar a picape a economizar combustível em ciclo urbano.
A Toyota já confirmou que a próxima Hilux terá uma versão híbrida, mas provavelmente será com outro motor a combustão, possivelmente numa rara configuração diesel-elétrico. Isso porque a Hilux é oferecida apenas com motor diesel na maior parte dos mercados onde é vendida.
A Tacoma chega ao mercado americano ainda este ano, enquanto a Hilux é aguardada para 2024, quiçá 2025. O prazo maior se deve ao fato de a Toyota ainda não ter anunciado ainda nenhum investimento na modernização da fábrica onde faz a atual geração da picape na Argentina.