Carregar os carros elétricos sempre será algo demorado, correto? Talvez não. Um novo norte se apresenta de modo bem promissor. É a revolução elétrica dessa tecnologia que permite carregar carros elétricos em movimento, por indução magnética. Confira!
Dada a importância da eletrificação, já falamos sobre ela várias vezes. Por exemplo, se um dia os carros elétricos serão mais baratos. Sobre um horizonte em que eles poderão ser recarregados em 10 minutos. Além da lista dos que têm maior autonomia.
Nova tecnologia: o sistema DWPT
Como adiantamos acima, trata-se de uma tecnologia que funciona à base de indução magnética. O nome original desse sistema é Dynamic Wireless Power Transfer. Ou seja, “Transferência de Energia Dinâmica Sem Fio”, em tradução livre.
Basicamente, a tecnologia permite recarregar as baterias de carros elétricos sem a necessidade de tomadas ou quaisquer cabos. Mais ainda, o recarregamento pode ocorrer com o carro em movimento. O que permite unir a tecnologia às próprias estradas.
Esse foi o capítulo 2 do Sistema DWPT. Ele consiste em implantar as bobinas de emissão magnética debaixo do asfalto. Assim, a rodovia inteira se transforma num campo de emissão. Com isso, basta o veículo entrar na via para desfrutar do recarregamento.
Por parte do carro, a recepção se dá por meio de um receptor. Ele transfere toda a energia das bobinas para as baterias do motor elétrico. As consequências disso são revolucionárias, permitindo justamente rodar sem a necessidade de parar em postos de recarga elétrica.
Sistema DWPT: responsáveis e futuro
A empresa por trás dessa inovação é a gigante Stellantis. Grupo que lidera marcas como Fiat, Peugeot, Citroën, Jeep, Chrysler e muitas outras. Quem comanda a pesquisa e desenvolvimento é, junto com o grupo, a A35 Brebemi.
Essa é uma subsidiária da Aleatica, outra gigante, só que da área de operação de transporte e infraestrutura. Essa parceria garante uma força tremenda em termos de inovação de mobilidade sustentável, como algo voltado para um futuro próximo.
Os testes iniciais ocorreram na “Arena of the Future” (Arena do Futuro), em Chiari, na Itália. Além de um ônibus, um modelo de teste foi o compacto Fiat 500. Uma das preocupações foi confirmar se o campo magnético poderia impactar ou não as pessoas.
E não há impacto negativo. Além das vantagens evidentes, a promessa é de aumentar o tempo de vida útil das baterias. Assim como trazer maior eficiência energética e viabilizar ou democratizar o universo da eletrificação como um todo.